STF autoriza investigação contra Janones por suposta rachadinha

Publicado em 05/12/2023 - 08:56 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O deputado federal André Janones, do Avante de Minas Gerais, vai ser investigado pela suposta prática de rachadinha.

O pedido de investigação foi feito pela Procuradoria-Geral da República e autorizado pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal.

A PGR se baseou num áudio, divulgado na semana passada, em que Janones teria proposto que servidores do gabinete dele repassassem parte dos salários para pagar despesas de campanha.

A Procuradoria apontou que o conteúdo do áudio corresponderia às eleições de 2016, mas levantou a possibilidade do repasse estar relacionado à campanha de 2018 quando foi eleito Deputado Federal.

No despacho, o ministro Fux deu 60 dias para as ações da Polícia Federal, que poderá colher os depoimentos de Janones e de seus assessores e ex-assessores.

Na rede social, o deputado escreveu que a acusação é uma “trama bolsonarista” para sepultá-lo politicamente. Afirmou que o inquérito vai esclarecer o caso e que, após a PGR ouvi-lo e os assessores, ficará comprovado que nunca houve qualquer crime no gabinete dele.

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

PF prende dono de ferro-velho envolvido no assassinato de Marielle

Dono do ferro-velho teria realizado o desmanche e descartado o veículo usado pelos assassinos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Segundo a denúncia, o acusado teria impedido e embaraçado investigações de infrações penais envolvendo uma organização criminosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Norte lidera índices de mulheres que sofreram violência doméstica

Os dados são da Pesquisa Estadual de Violência contra a Mulher. O levantamento considera tanto a mulher que percebe e declara espontaneamente que passou por uma violência, quanto aquelas que negaram ter sofrido violência, mas identificaram essa situação em uma lista de ocorrências oferecida pela pesquisa

Baixar arquivo
Justiça

STF julga inconstitucional regra de sobras eleitorais

Os ministros definem agora se a inconstitucionalidade deve afetar as eleições de 2022 ou não. Se afetar, pode gerar a mudança de sete deputados federais.

Baixar arquivo
Internacional

Lula defende integração entre países caribenhos

O presidente do Brasil convidou os países da Caricom a integrarem a aliança global para combater a fome e a pobreza. 

Baixar arquivo
Geral

Greve na Argentina leva companhias aéreas a cancelarem voos

Gol e Latam cancelaram voos entre Brasil e Argentina nesta quarta-feira(28). Grevistas argentinos exigem pelo menos 70% de aumento. 

Baixar arquivo
Segurança

SP tem queda de homicídios e roubos, mas estupros aumentaram

Segundo a Secretaria da Segurança, a queda na maior parte dos índices de criminalidade, se deve à ampliação do policiamento ostensivo e das investigações por parte da Polícia Civil. 

Baixar arquivo