Lula sanciona política nacional de hidrogênio verde

Presidente também anunciou investimentos para a Transnordestina

Publicado em 02/08/2024 - 19:48 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Ao assinar medidas no interior do Ceará, o presidente Lula defendeu nesta sexta-feira (2) a igualdade de oportunidades entre as regiões do país e defendeu a valorização do Nordeste.

A declaração foi dada na região metropolitana de Fortaleza, durante a cerimônia de sanção da Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, o chamado hidrogênio verde. Lula cobrou ações dos países desenvolvidos para a transição energética. 

O texto prevê algumas regras para a produção, transporte e o uso do hidrogênio verde, que é uma fonte de energia que não utiliza a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, e não utiliza processos que prejudicam o meio ambiente. Por isso é considerado o “combustível do futuro”.

O evento ocorreu no Porto de Pecém, na cidade cearense de São Gonçalo do Amarante, onde Lula também liberou investimentos para a conclusão da ferrovia Transnordestina. A ferrovia vai servir para o transporte de cargas, como grãos, minérios, fertilizantes e combustíveis, e vai ter mais de 1,2 mil quilômetros, ligando o sertão do Piauí ao Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. 

Edição: Nádia Faggiani/Sumaia Villela

Últimas notícias
Educação

Paraty - RJ sedia o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

A cidade de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, sedia até domingo o 1º Encontro Internacional de Territórios e Saberes

Baixar arquivo
Educação

Concursos públicos federais poderão ser aplicados à distância

Novas regras foram sancionadas hoje (9) pelo presidente Lula e terão período de transição de quatro anos. Para realização de provas via internet ou plataforma eletrônica, será preciso garantir igualdade de acesso aos dispositivos virtuais entre os candidatos.

Baixar arquivo
Política

Presidente Lula sanciona o Estatuto da Segurança Privada

A nova lei define o que é serviço de segurança privada; quais atores podem prestar tais atividades e ainda proíbe algumas situações, como a realização desse tipo de trabalho por pessoa física ou autônoma.

Baixar arquivo
Política

Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Macaé Evaristo é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. É deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, e foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet,  Instituto Nacional de Meteorologia,  lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo