logo Radioagência Nacional
Política

CCJ da Câmara aprova texto do PL Antifacção

Projeto vai para votação em Plenário
Baixar
Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional
10/12/2025 - 13:45
Brasília
10/12/2025 - Brasília -  Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para discussão e votação de propostas legislativas. Foto: Renato Araújo / Câmara dos Deputados
© Renato Araújo / Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o PL Antifacção - que cria o Marco Legal do Combate ao Crime Organizado. A proposta relatada pelo senador Alessandro Vieira prevê penas de até 30 anos de prisão para quem integrar facções.

Penas que podem chegar a 60 anos se o criminoso tiver alguma função de liderança na organização. Penas que valerão também para milícias.

O projeto também prevê o tipo penal de facção criminosa, definido como aquele em que há atuação por controle territorial ou interestadual. O relator propõe a criação de um fundo específico para o combate ao crime organizado.

E o dinheiro desse fundo vai vir da Cide, que é a Contribuição sobre Intervenção no Domínio Econômico, que será cobrada em cima das casas de apostas online.

E será destinado exclusivamente para inteligência, integração, e infraestrutura de presídios. A previsão de arrecadação é R$ 30 bilhões. 

O PL do Marco Legal de Combate ao Crime Organizado já tinha sido aprovado na Câmara. A relatoria foi do deputado Guilherme Derrite, que se licenciou da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para ocupar a função.

Agora, aprovado na CCJ do Senado, o texto segue, com urgência para votação em Plenário ainda nesta quarta-feira. Depois, ainda precisa retornar à Câmara, antes de ir para sanção ou veto do presidente Lula.

x