Universitário cria ferramenta que identifica padrões de depressão a partir de algoritmos nas redes

Prevenção

Publicado em 26/10/2019 - 08:54 Por Mariana Jungmann - Brasília

Casos de suicídio na universidade motivaram o estudante Otto von Sperling e o orientador dele, Marcelo Ladeira, a começarem uma pesquisa que confirmou: é possível observar pelas redes sociais sinais de comportamento depressivo.

 

Otto utilizou padrões de uma pesquisa americana de psicologia e criou um algoritmo que, ao analisar postagens no Twitter, verifica se elas se enquadram em um modelo de comportamento depressivo.

 

Hoje, Twitter, Facebook e Instagram já possuem identificações de padrões de depressão e possibilitam que amigos, ou o próprio usuário, acionem serviços de saúde. No entanto, há um debate ético sobre privacidade e proteção de dados. Essas ferramentas, como a desenvolvida por Otto, devem ser usadas com autorização, conforme explica o professor Ladeira.

 

Algoritmos que classificam comportamentos depressivos ou outros problemas psicológicos podem ajudar a levantar o alerta, mas não servem como ferramenta de diagnóstico. A principal função deles é justamente colaborar para levar as pessoas que precisam de ajuda para os consultórios de psicologia e psiquiatria. É o que explica a psiquiatra Sandra Peu.

 

Outras pesquisas também estão em curso, analisando a linguagem de redes sociais e comportamentos psicológicos dos usuários. De acordo com a psiquiatra, elas podem ser úteis já que, nas redes, elas se comunicam de maneira específica, diferente da vida real.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo