Brasileiros acreditam em mentiras sobre vacinas espalhadas na Internet

Vacinas

Publicado em 19/11/2019 - 15:57 Por Dayana Vítor - Brasília

Sete em cada dez brasileiros já acreditaram em informações falsas que receberam pelas redes sociais sobre imunizações como: vacinas causam autismo, imunização contra a gripe provoca buraco no braço, Ministério Público Federal proibiu vacina contra o HPV.

 

É o que revela o estudo “As Fake News estão nos deixando doentes?”, feito pela rede social Avaaz, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações. O levantamento foi realizado com duas mil pessoas em todo o país.

 

O motorista Marco Aurélio fica com dúvidas quando recebe notícias nas redes sociais sobre as vacinas, mas procura a informação correta. Por isso, nunca deixou de vacinar a filha Yasmim, de quatro anos.

 

Apesar de grande parte dos brasileiros acreditar nas notícias falsas sobre vacinas, a maioria nunca deixou de se imunizar ou de proteger uma criança sob seus cuidados: oitenta e sete por cento. Mas, 13% ficaram sem proteção, ou seja, 21 milhões de pessoas.

 

Esses não vacinados justificaram a escolha porque não acharam a vacina necessária, por medo dos efeitos colaterais graves após a dose, receio de contrair a doença que estava tentando prevenir com a vacina. Também por causa das notícias, histórias ou alertas online ou devido a informações de líderes religiosos.

 

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, explica que a origem das informações falsas sobre vacinas é de fora do Brasil.

 

A pesquisa sobre fake news e vacinas também revelou que a maioria fica informada sobre as imunizações pela televisão, rádio, jornais e site de notícias.

 

Em caso de incerteza sobre as vacinas, a melhor fonte é o Ministério da Saúde. É possível encaminhar a dúvida para o whatsapp do órgão o (61) 9-99289-4640. Também é recomendável acessar o site do ministério ou procurar seu médico.

Últimas notícias
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo