O Pará apresentou queda no número de casos de malária este ano. Foram 25.900 ocorrências da doença, 35% a menos em comparação com o mesmo período – de janeiro a outubro – do ano passado, quando foram registrados mais de 40 mil casos.
A cidade de Anajás lidera o número de incidência de malária no estado. Foram 4.666 casos. Oeiras do Pará, com quase 4.400 casos aparece em segundo e Bagre, em terceiro, com pouco mais de 3 mil casos.
A Secretaria de Saúde atribui a queda às ações desenvolvidas pela Coordenação Estadual de Controle da Malária, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde. A meta é reduzir 75% dos casos da doença, até 2023.
Para isso, a identificação da doença e o tratamento rápido, pelo menos até 48 horas depois do início dos sintomas para os casos contraídos no estado ou em até 96 horas para os casos importados de outras localidades é fundamental.
Além disso, tem sido feito investimento em equipamentos como microscópios e material para diagnóstico, além da capacitação de profissionais da saúde.




