Investigação sobre violência obstétrica em hospital do DF conclui por falha em 1 de 34 denúncias

Hospital de Samambaia

Publicado em 12/11/2019 - 18:39 Por Gésio Passos - Brasília

A Força tarefa que investiga a violência obstétrica no Hospital Regional de Samambaia concluiu que ocorreu falha médica em apenas uma das 34 denúncias investigadas. A ação foi composta pelo Ministério Público, Polícia Civil, Secretaria de Saúde do DF, Conselho Regional de Medicina e o Sindicato dos Médicos.


Os peritos da Polícia Civil constataram que um dos casos relatados ocorreu sem assistência adequada. A gestante teria ficado um tempo prolongado sem atendimento médico, o que levou ao óbito do feto. A investigação ainda avaliou que a equipe de atendimento do Hospital estava desfalcada, sendo que o médico estava atendendo outro caso de urgência.


A diretora do IML, Márcia Reis, explica o caso continuará a ser investigado.


Em julho, diversos veículos de imprensa haviam relatado casos de abusos contra pacientes no Hospital Regional de Samambaia, desde falta de atendimento a negligência médica.

 

A Força-Tarefa ainda constatou que das 34 denúncias, 22 foram consideradas que tiveram atendimento adequado, outras sete tiveram análise inconclusiva. Três casos aguardam documentos para sua análise final pela polícia. Após esta análise dos peritos, os casos seguem em investigação pelo Ministério Público e pela Polícia Civil.

 

O Ministério Público propôs ainda uma séria de medidas para melhorar o atendimento no Hospital Regional de Samambaia, como a contratação de mais profissionais de saúde, aquisição de equipamentos e a criação de um projeto para o parto seguro.

 

O assessor técnico do MP, Márcio Souza, fala sobre as sugestões para o GDF.


A Secretaria de Saúde afirmou que realizou melhorias no Hospital Regional de Samambaia, que é a terceira maior maternidade pública do DF.  Pesquisa realizada pelo hospital revelou uma avaliação 86% positiva em relação a equipe médica.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo