Ministro da Saúde diz que casos de dengue devem crescer principalmente no Nordeste

Saúde

Publicado em 01/11/2019 - 22:16 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou hoje que os casos de dengue no Brasil devem crescer muito esse ano, e disse que o problema vai ser maior na região Nordeste, em função do retorno do subtipo 2 do vírus no Brasil.


O Ministro não detalhou as ações para combater uma possível epidemia, mas numa previsão otimista, acredita que no ano que vem o país já vai poder contar com uma vacina contra a doença.


A vacina contra a dengue começou a ser desenvolvida pelo Instituto Butantan em 2008. Em 2016 começou a última etapa de testes clínicos, onde 18 mil voluntários participam do estudo. Segundo o ministro, a vacina tem apresentado índices de eficácia na casa dos 90%.


O Instituto Butantan foi o lugar escolhido pelo Ministério da Saúde para uma reunião com os ministros responsáveis pela pasta dos países do Mercosul. Além de Mandetta, participaram do encontro os ministros da saúde da Argentina, Paraguai e Uruguai.


Além da dengue, eles também discutiram a volta do sarampo. O Surto na cidade de São Paulo preocupa os países vizinhos, que intensificaram a vacinação nas fronteiras com o Brasil. Casos da doença já foram registrados na Argentina.


Mandetta explicou que a preocupação é com São Paulo é que ela concentra cerca de 90% dos casos e tem o maior aeroporto do continente.


Ele também criticou a cobertura de vacinação contra o sarampo no Rio de Janeiro, Bahia e Pará, que, segundo ele, ficaram bem abaixo das metas de cobertura. Mandetta disse que esses estados vão registrar surtos da doença assim como aconteceu em São Paulo.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo