Pesquisadores de universidades do RJ buscam identificar comportamentos ligados à compulsão alimentar

Universidades do RJ

Publicado em 17/11/2019 - 10:15 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O termo compulsão alimentar remete imediatamente a casos graves, quando a pessoa come grandes quantidades de comida até passar mal. Mas, na verdade, comportamentos compulsivos na hora da alimentação podem gerar sofrimento mental e danos ao corpo, ainda que sejam mais brandos.


Para mapear esses comportamentos e saber qual a prevalência deles na população, pesquisadores das univerdades federal e estadual do Rio de Janeiro estão coletando dados de 2,5 mil moradores da capital fluminense.


De acordo com o coordenador da pesquisa, o professor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ José Carlos Apolinário, os resultados devem ser divulgados em julho do ano que vem.

 

“Comem de forma inadequada, porque comem por ansiedade, comem mesmo sem estar com fome. Comem e se sentem perturbadas com a forma com que comem. Ao invés da comida fazer parte de mais um item da sua vida, como conversar com os amigos, sair, trabalhar, a comida passa a ser algo perturbador. A comida não pode dominar a sua vida. E as pessoas com transtornos alimentares de qualquer natureza, a comida passa a ser quase que o ponto central da vida desses indivíduos”.


A equipe de pesquisa está fazendo entrevistas presenciais em todos os bairros do Rio de Janeiro, de acordo com uma divisão estatística de grupos etários que seja representativa da população da cidade.


Além de questionar os entrevistados sobre seus hábitos alimentares, os pesquisadores também levantam informações sobre saúde mental e física, e fazendo uma série de medições de altura, peso e circunferência abdominal.


“Comportamento alimentar sofre muitas influências. E isso acaba interferindo no controle do peso corporal e também na saúde mental dos indivíduos. A gente vai avaliar compulsão alimentar mas outros problemas também. Sintomas de depressão, ansiedade, stress na população. E também doenças clínicas, como pressão alta, diabetes, obesidade”.

 

A coleta de dados deve ser encerrada em janeiro do ano que vem, com os primeiros resultados analisados em abril. Mais informações sobre o estudo podem ser vistas no site www.compulsaoalimentar.net

Últimas notícias
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos

Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.

Baixar arquivo
Educação

Provas da 2ª etapa do Revalida ocorrem neste final de semana

O processo permite que candidatos que se formaram no exterior no curso de medicina validem o diploma no Brasil para poderem exercer a profissão por aqui.

Baixar arquivo
Política

Vereador do Rio, Gabriel Monteiro, é denunciado por assédio sexual

Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o vereador carioca Gabriel Monteiro (PL) pelos crimes de importunação e assédio sexual. Segundo o MP, os crimes estão previstos no Código Penal e foram cometidos contra uma ex-assessora, de 26 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Depois de passar pelo interior paulista, com disputas na cidade de Cunha, o evento ganha agora sua oitava edição na capital fluminense.

Baixar arquivo