Nas festas de fim de ano tenha um bom pescado em sua mesa

Natal e Réveillon

Publicado em 20/12/2019 - 18:05 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Um dos pratos mais tradicionais das festas de fim de ano é o pescado. Cozido, assado, frito ou moquecado, o fato é que o peixe é um alimento versátil, com inúmeras possibilidades de combinação, além de ser nutritivo e de fácil digestão.

 

Técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento estiveram no mais tradicional ponto de venda de peixes do estado, o Mercado São Pedro, em Niterói, na região metropolitana da capital fluminense.

 

O objetivo da ação, intitulada Operação Bom Pescado é reforçar os benefícios do pescado na alimentação e informar o que observar na compra do produto. A pesquisadora de tecnologia do pescado, Flávia Calixto, enumera os cuidados na compra do peixe.

 

O técnico em iluminação cinematográfica César Silva recomenda atenção com o ponto de venda e aproveita para indicar uma espécie típica do Norte.

 

Além de cautela, na hora da compra é preciso estar atento a certas condutas para garantir uma boa conservação e preservar o máximo de sabor no pescado por mais tempo, como relata o gerente de um restaurante na Lapa, no centro do Rio, Mateus Brum.

 

E para aqueles que acham uma delícia a boa notícia lá vai: o pescado é rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam no fortalecimento do corpo, além de ser rico em Ômega 3.

 

No primeiro semestre deste ano o Rio de Janeiro produziu mais de 35 mil toneladas de pescado. De acordo com secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, o estado planeja ampliar o fundo de financiamento aos agricultores, também para os pescadores.

 

E uma sugestão de fácil preparo para degustar essa iguaria é colocar o peixe limpo, temperado e levemente aberto sobre um tabuleiro forrado com batatas, cebolas e tomates temperados com alho e azeite e deixar no forno até dourar.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo vai expandir possibilidade de sinal de rádio FM

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, assinou nesta quinta-feira (13) uma portaria, junto com o presidente Jair Bolsonaro, para regularizar o serviço de retransmissão de rádio.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra aumento de leitos hospitalares pela 1ª vez em 10 anos

Após a perda de 16 mil leitos hospitalares, apenas entre 2011 e 2019, o Rio de Janeiro viu, em 2020, pela primeira vez, aumento no registro de vagas nas unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Pesquisa DataSenado faz mapeamento de como a pandemia afetou o ensino

Estudante do oitavo ano do ensino fundamental em Brasília, Arthur Cardoso relata os desafios que tem enfrentado desde que as escolas fecharam, por consequência da pandemia do novo coronavírus.
 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de saúde devem cobrir teste rápido de Covid-19

Os planos de saúde são obrigados a cobrir os testes sorológicos para a Covid-19. A medida foi aprovada pela Diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por unanimidade, em reunião nesta quinta-feira (13).

Baixar arquivo
Economia

Governo lança aplicativo eSocial Doméstico para empregadores

A partir de agora o eSocial  tem aplicativo para celulares. Com a medida, empregadores poderão realizar registro do empregado e gerenciamento da folha de pagamento pelo celular.

Baixar arquivo
Política

Saúde diz que usou 48% dos recursos destinados ao combate à pandemia

O Ministério da Saúde gastou 48% dos recursos destinados exclusivamente para o combate à pandemia da Covid-19, informou o ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13) no Congresso Nacional.

Baixar arquivo