Farmácias básicas de Palmas distribuem canetas de insulina

Diabetes Mellitus

Publicado em 14/01/2020 - 18:12 Por Michelle Moreira - Brasília

As farmácias básicas de Palmas, no Tocantins, começam, a partir deste mês, a entregar as canetas de aplicação de insulina NPH - de ação intermediária e a regular - de ação rápida para pacientes com diabetes mellitus tipo 1.

 

Mas somente tem direito ao dispositivo crianças e adolescentes de até 15 anos e idosos acima de 65 anos.

 

O coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Nunes, explica que esse grupo tem a menor adesão ao tratamento.

 

Para ter acesso, o paciente deve procurar a farmácia municipal mais próxima de onde mora levando uma caixa de isopor com gelo para armazenar a insulina, apresentar o cartão do SUS, além da receita e laudos atualizados que comprovem o diagnóstico e tratamento da diabetes.

 

Também é possível solicitar o aparelho para medir a glicemia, as tiras e agulhas.

 

A Secretaria de Saúde de Palmas afirma que cada caneta tem 300 unidades do medicamento e os estoques serão mantidos durante todos os meses de vigência do programa, pelo Ministério da Saúde.

 

O dispositivo é distribuído por meio do SUS, o Sistema Único de Saúde, aos municípios. Mas é preciso fazer uma solicitação para receberem os produtos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira

As regras do processo seletivo para o financiamento estão publicadas no Diário Oficial desta segunda feira (25). 

Baixar arquivo
Geral

Desastre de Brumadinho completa 2 anos sem julgamento dos responsáveis

Das 270 vítimas, 11 ainda não foram localizadas, e a operação de resgate dos bombeiros continua, com ajuda de máquinas pesadas, como escavadeiras e tratores. Em fevereiro de 2020, a Justiça acatou a denúncia do Ministério Público estadual contra 16 pessoas pelos crimes de homicídio qualificado e crimes ambientais, mas não há previsão de julgamento.

 

Baixar arquivo
Saúde

Recife recebe 10 pacientes com covid-19 vindos de Manaus

Eles foram transportados por um avião da Força Aérea Brasileira e levados para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e o Hospital de Referência Covid-19, em Boa Viagem. Os hospitais se prepararam para receber os pacientes, montando, inclusive, uma estrutura para que os pacientes possam se comunicar com suas famílias.

 

Baixar arquivo
Economia

Brasileiros acreditam que inflação este ano será de 5,2%, aponta FGV

Pesquisa mostra também que consumidores projetam uma manutenção do cenário de aceleração de preços em 2021, considerando que é esperada uma recuperação ainda que lenta no primeiro semestre do ano.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadora desenvolve espuma dental que combate as aftas

No estudo, Alessandra Estevam, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), usou óleos essenciais do alecrim pimenta. O produto previne a estomatite aftosa, que são as aftas mais comuns, e ainda a mucosite, inflamação que atinge pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileirão: Corinthians e Bragantino se enfrentam hoje às 20h

Hoje é a vez de Corinthians e Bragantino se enfrentarem no fechamento da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Acompanhe, também, os resultados do futebol neste fim de semana com Bruno Mendes. 

Baixar arquivo