Farmácias básicas de Palmas distribuem canetas de insulina

Diabetes Mellitus

Publicado em 14/01/2020 - 18:12 Por Michelle Moreira - Brasília

As farmácias básicas de Palmas, no Tocantins, começam, a partir deste mês, a entregar as canetas de aplicação de insulina NPH - de ação intermediária e a regular - de ação rápida para pacientes com diabetes mellitus tipo 1.

 

Mas somente tem direito ao dispositivo crianças e adolescentes de até 15 anos e idosos acima de 65 anos.

 

O coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Nunes, explica que esse grupo tem a menor adesão ao tratamento.

 

Para ter acesso, o paciente deve procurar a farmácia municipal mais próxima de onde mora levando uma caixa de isopor com gelo para armazenar a insulina, apresentar o cartão do SUS, além da receita e laudos atualizados que comprovem o diagnóstico e tratamento da diabetes.

 

Também é possível solicitar o aparelho para medir a glicemia, as tiras e agulhas.

 

A Secretaria de Saúde de Palmas afirma que cada caneta tem 300 unidades do medicamento e os estoques serão mantidos durante todos os meses de vigência do programa, pelo Ministério da Saúde.

 

O dispositivo é distribuído por meio do SUS, o Sistema Único de Saúde, aos municípios. Mas é preciso fazer uma solicitação para receberem os produtos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Satélites em órbita fazem parte da nossa realidade, diz especialista

Os satélites não são apenas importantes para as telecomunicações, são essenciais. Sem eles, você não estaria acompanhando essa reportagem agora.

Baixar arquivo
Geral

Senado aprova projeto que beneficia vítimas de violência doméstica

A proposta reserva 10% das unidades habitacionais  às mulheres vítimas de violência em programas de habitação financiados com recursos públicos, como o Casa Verde e Amarela.

Baixar arquivo
Política

Caixa disponibilizará R$ 15 bilhões em crédito para o agronegócio

A Caixa Econômica Federal vai fazer parte do Plano Safra, o programa que disponibiliza crédito para o agronegócio. É a primeira vez que o banco integra o financiamento da safra nacional com uma linha de crédito que será destinado aos pequenos e médios produtores.

Baixar arquivo
Esportes

Palmeiras vence Santos por 3 a 2

O Palmeiras venceu o Santos por 3 a 2, pelo campeonato paulista. E neste sábado (8) teremos campeonato carioca, com Vasco e Madureira e Flamengo e Volta Redonda. 

Confira as informações do futebol com Bruno Mendes. 

Baixar arquivo
Geral

Domingo é Dia das Mães e as que estão em home office superam desafios

Com a pandemia, veio a realidade do home office.Com mudanças tão desafiadoras na rotina, a psicóloga Carla Antloga, avalia ser difícil que isso não afete na produtividade, mas a sociedade, empresas e órgãos precisam olhar os prazos e demandas das mães de formas diferentes e com empatia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres enfrentam desafios para voltar ao mercado após maternidade

Uma pesquisa de doutorado acompanhada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) retrata bem isso: 40% das mulheres saem do mercado formal de emprego depois de serem mães e esse número se mantém por 5 anos após o nascimento dos filhos.

Baixar arquivo