Vírus que causa febre hemorrágica deixa autoridades de saúde em alerta; doença pode ser letal

Arenavírus

Publicado em 21/01/2020 - 13:26 Por Nelson Lin - Brasília

O Ministério da Saúde está em alerta por causa de um caso de febre hemorrágica causada pelo arenavírus. A vítima é de Sorocaba, interior do estado de São Paulo. O homem de 52 anos teve a doença detectada no dia 30 de dezembro de 2019. Foram feitos inúmeros exames em ao menos 3 hospitais, mas ele faleceu no último dia 11 no Hospital das Clínicas na capital Paulista. Trata-se do primeiro caso no Brasil em 20 anos.

 

Os principais sintomas dessa doença são febre, mal-estar, dores musculares, manchas vermelhas no corpo, dor de garganta, no estômago e atrás dos olhos, dor de cabeça. Posteriormente, o vírus pode atingir a região neurológica do paciente causando confusão mental, alteração de comportamento e convulsões.

 

A doença é transmitida pela urina e fezes de roedores. E pode haver transmissão de pessoa para pessoa se houver contato com as secreções da pessoa doente. Não há vacina contra o vírus e o tratamento atual tenta atenuar os sintomas da doença, que podem durar de 6 a 14 dias, até a recuperação do paciente. Em alguns tratamentos, utiliza-se o antiviral Ribavirina, que é mais eficaz se aplicado na fase inicial da doença.

 

Em função de ser uma doença rara e extremamente letal, o Ministério da Saúde convocou uma reunião com os representantes de todas as partes envolvidas no caso, dos diversos hospitais onde o homem foi internado e está fazendo ações de busca e monitoramento das pessoas que tiveram contato direto com o paciente. O ministério da saúde dará uma coletiva agora à tarde para detalhar as medidas que estão sendo tomadas.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo