Cinco brasileiros que estiveram na China são suspeitos de Coronavírus

Coronavírus

Publicado em 18/02/2020 - 20:25 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O Ministério da Saúde está monitorando cinco pessoas com suspeitas de coronavírus. São quatro casos em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. São pessoas que estiveram na China, apresentam sintomas de gripe e tiveram diagnóstico negativo para o vírus comum.

 

Até ontem eram três casos sendo monitorados.  Desde o começo da epidemia na China, 45 já foram descartados no país. O Brasil segue sem registros da doença.

 

No porto de Santos, um navio de bandeira chinesa, o Kota Pemimpin segue isolado, sem que os tripulantes possam desembarcar. A embarcação segue isolada até que passe por inspeção da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Dois  tripulantes do navio tiveram sintomas de gripe durante a viagem, o que levantou a suspeita de coronavírus, mas o comandante já informou à administração do porto de Santos que a saúde dos dois melhorou e a suspeita, a principio, foi descartada.

 

Ainda assim, a Anvisa, a Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e a Secretaria de Saúde de Santos só vão permitir o embarque e desembarque do navio, depois da inspeção.

 

A avaliação deveria ter acontecido nesta terça-feira (18), mas foi adiada em função da maré, que impediu a chegada das equipes de saúde ao navio. Foi remarcada para esta quarta-feira (19).

 

Na China, o número de novas infecções ficou abaixo de dois mil pela primeira vez desde o dia 30 de janeiro, o que indica uma desaceleração na epidemia.

 

O número de casos no país asiático ultrapassa os 71 mil no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. A maioria deles na cidade de Wuhan, epicentro da epidemia.

 

Segundo autoridades chinesas, mais de 12 mil e 500 pessoas já receberam alta da doença.

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo