Coronavírus: infectologista diz que não há motivo para pânico

Infectologista

Publicado em 27/02/2020 - 10:52 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Mesmo com o primeiro caso de coronavírus confirmado aqui no Brasil, não há motivo para pânico.

 

A avaliação é do infectologista David Uip, que integra o comitê de coronavírus criado pelo governo de São Paulo para monitorar as suspeitas da doença no estado.

 

Segundo ele, o país está correto em seguir procedimentos, como, por exemplo, fazer a contraprova, como nesse primeiro caso, e indicar tratamento domiciliar no caso de pessoas com sintomas mais brandos.

 

Aliás, sobre isso, o infectologista foi claro: é preciso haver bom-senso na decisão de internação. Para pacientes com poucos sintomas, tratamento em casa. Para os com sintomas mais fortes, aí sim, o tratamento deve ser hospitalar.

 

Ele ainda explicou que, na maior parte dos casos de coronavírus, os sintomas são poucos. É a minoria que desenvolve a forma mais forte da doença. Por isso, segundo ele, em caso de desconforto, febre e tosse, num primeiro momento, aqueles cuidados básicos são essenciais: repouso, hidratação e alimentação leve.

 

E para prevenir, é fundamental bons hábitos de saúde e higiene.

 

A população mais suscetível ao coronavírus é aquela com mais de 80 anos ou com algum problema sério de saúde como os cardíacos, diabéticos ou com doenças pulmonares.

 

O infectologista Davi Uip afirmou que é importante que o Brasil tenha conhecimento da chegada do coronavírus e trate o assunto com transparência.

 

Ele ainda acrescentou que as autoridades – seja governo federal, estadual ou municipal – estão preparadas e que os hospitais do país têm condições de atender aos eventuais casos.

Últimas notícias
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo