DF tem serviço por telefone que alerta para focos de dengue de acordo com o CEP do cidadão

Todos contra o Aedes

Publicado em 03/02/2020 - 15:58 Por Dayana Vitor - Brasília

Só nas primeiras semanas de janeiro, o Distrito Federal já registrou mais de 1,4 mil casos prováveis de dengue, uma morte e três casos graves. Para evitar que esses números aumentem, já está em funcionamento o serviço de mensagens da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, que informa onde existem focos do mosquito Aedes aegypti.


As pessoas que enviarem o CEP para o número 40199 vão receber avisos nos celulares, como explica o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.


“Nós enviaremos alertas para as pessoas que estiverem cadastradas no sistema, para que elas recebam essas informações e fiscalizem, limpem, orientem os vizinhos, se some a esse problema, que nesse momento está se tornando muito perigoso”.


O novo serviço da Subsecretaria da Defesa Civil funciona nos mesmos moldes dos alertas sobre chuvas fortes. Sempre que a Secretaria de Saúde comunicar à Secretaria de Segurança Pública onde os focos estão, as informações serão encaminhadas às pessoas cadastradas.


Além do envio das mensagens, equipes serão deslocadas para combater os focos do Aedes aegypti.


Haverá também a contratação de 600 agentes comunitários e de vigilância ambiental para atuar contra a dengue.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo