Governo amplia lista de países com alerta para coronavírus

Leste asiático

Publicado em 21/02/2020 - 19:59 Por Kariane Costa - Brasília

A partir de agora, pacientes que apresentarem febre, mais algum sintoma respiratório, e que tenham viajado para países do leste asiático, serão considerados como casos suspeitos para coronavírus.

 

Até agora, o Ministério da Saúde só estava considerando como suspeito o paciente que apresenta um dos sintomas e que tenha viajado para a China.


O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que a chegada do Carnaval contribuiu para o aumento da vigilância, e também que o aumento de ocorrência em quatro países tem preocupado a pasta. São eles Japão, Coreias do Sul e do Norte e Singapura.


Ele informou que serão incluídos Vietnã, Tailândia e Camboja na lista de países para aumentar a vigilância.


A mudança de parâmetro ocorreu devido ao aumento de 14% no número de casos novos fora da China em apenas um dia. A Coreia do Sul tem 204 casos confirmados, o Japão tem 107 casos, Singapura, 85; a Tailândia apresenta 35 casos; o Vietnã tem 16, enquanto o Camboja tem um caso.


Aqui no Brasil o caso suspeito de quinta-feira, de uma criança de 2 anos em São Paulo, foi descartado. O Ministério da Saúde continua investigando apenas uma ocorrência no país, desta vez no Rio de Janeiro: uma mulher de 21 anos que viajou recentemente à China.


O Brasil permanece sem registro confirmado do novo coronavírus.


No total, no mundo, são mais de 76 mil casos, com mais de 2,2 mil mortes, sendo 2.144 delas na China. Mas quase 19 mil pacientes foram curados.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo