Governo do TO previne contra doenças de água acumulada pela chuva

Chuva

Publicado em 06/02/2020 - 18:56 Por Larissa Abreu - Brasília

Com previsão de fortes chuvas nos próximos dias, o governo do Tocantins divulgou uma série de recomendações que a população deve tomar para evitar a transmissão de doenças infecciosas causadas por enchentes e alagamentos.

A água acumulada das chuvas pode aumentar a ocorrência de casos de leptospirose, que é uma doença causada por bactéria transmitida para o ser o humano por meio da urina de roedores, principalmente ratos. As enchentes também podem favorecer patologias como hepatite A, febre tifoide e diarreia.

De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde do Tocantins, Murilo Brito, o primeiro cuidado que as pessoas devem ter é proteger os pés com botas de plástico, para evitar o contato com as águas sujas.

Depois de passar o período chuvoso, a orientação é utilizar produtos desinfetantes, como o cloro, para limpar bem a residência, lavar alimentos e qualquer objeto que possa estar contaminado. Murilo Brito também recomenda ferver a água antes do consumo, para matar os micro-organismos presentes.

SONORA

Ainda segundo Murilo Brito, a população nunca deve enfrentar as enchentes, porque há o risco de a pessoa ser arrastada pela correnteza. Caso a residência seja tomada por um grande volume de água, a recomendação é sair do local imediatamente.

SONORA

Nesta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de fortes chuvas em todo estado do Tocantins. A previsão é que chova entre 50 e 100 milímetros por dia até este sábado. Em caso de acidentes, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo