Aumenta para 13 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil

Novo vírus no Brasil

Publicado em 06/03/2020 - 19:13 Por Gésio Passos - Brasília

Aumentou para 13 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. As informações foram repassadas pelo Ministério da Saúde nessa sexta-feira.

 

A Bahia registrou seu primeiro caso da doença. É uma mulher de 34 anos que esteve na Itália em fevereiro. Ela se encontra isolada em sua casa, em Feira de Santana, e está assintomática, ou seja, sem os sintomas do coronavírus.

 

Foram mais quatro casos confirmados em São Paulo, que agora contabiliza oito pessoas contaminadas pelo vírus.

 

Desses novos cinco casos confirmados nesta sexta, os infectados tiveram passagens recentes pela Itália, Reino Unido e Estados Unidos.

 

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirma que, a partir de agora, serão considerados como casos suspeitos os pacientes que tiverem viajado para o exterior.


“Como a maioria dos nossos voos que chegam ao Brasil são Europa e Estados Unidos, as combinações possíveis de pessoas dentro do voo vindo de países com transmissão, não há mais condições. É típico de uma situação pandêmica no hemisfério norte. Nós agora passamos a não fazer mais nexo de país, e sim de viagem ao exterior. Temos da América do Norte, da Europa e da Ásia”.

 

O Ministro da Saúde também orienta a população a evitar buscar os hospitais, deixando o atendimento para pacientes graves.

 

“Esse é o momento de as pessoas terem dúvida, ligarem, evitar hospital. Se a gente conseguir trabalhar o hospital para os pacientes que necessitam, temos condições de avançar com números de leitos que eventualmente necessitamos”.

 

Ao todo, são 768 casos suspeitos em investigação para o coronavírus. Outros 480 casos já foram descartados. Os estados do Maranhão, Piauí, Amapá, Acre e Roraima não têm registros até o momento.

 

Rio de Janeiro e Espírito Santo tiveram a confirmação na quinta-feira de um caso em cada estado. O caso confirmado por um laboratório particular no Distrito Federal ainda aguarda a confirmação da contraprova no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo