Aumenta para 13 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil

Novo vírus no Brasil

Publicado em 06/03/2020 - 19:13 Por Gésio Passos - Brasília

Aumentou para 13 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil. As informações foram repassadas pelo Ministério da Saúde nessa sexta-feira.

 

A Bahia registrou seu primeiro caso da doença. É uma mulher de 34 anos que esteve na Itália em fevereiro. Ela se encontra isolada em sua casa, em Feira de Santana, e está assintomática, ou seja, sem os sintomas do coronavírus.

 

Foram mais quatro casos confirmados em São Paulo, que agora contabiliza oito pessoas contaminadas pelo vírus.

 

Desses novos cinco casos confirmados nesta sexta, os infectados tiveram passagens recentes pela Itália, Reino Unido e Estados Unidos.

 

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirma que, a partir de agora, serão considerados como casos suspeitos os pacientes que tiverem viajado para o exterior.


“Como a maioria dos nossos voos que chegam ao Brasil são Europa e Estados Unidos, as combinações possíveis de pessoas dentro do voo vindo de países com transmissão, não há mais condições. É típico de uma situação pandêmica no hemisfério norte. Nós agora passamos a não fazer mais nexo de país, e sim de viagem ao exterior. Temos da América do Norte, da Europa e da Ásia”.

 

O Ministro da Saúde também orienta a população a evitar buscar os hospitais, deixando o atendimento para pacientes graves.

 

“Esse é o momento de as pessoas terem dúvida, ligarem, evitar hospital. Se a gente conseguir trabalhar o hospital para os pacientes que necessitam, temos condições de avançar com números de leitos que eventualmente necessitamos”.

 

Ao todo, são 768 casos suspeitos em investigação para o coronavírus. Outros 480 casos já foram descartados. Os estados do Maranhão, Piauí, Amapá, Acre e Roraima não têm registros até o momento.

 

Rio de Janeiro e Espírito Santo tiveram a confirmação na quinta-feira de um caso em cada estado. O caso confirmado por um laboratório particular no Distrito Federal ainda aguarda a confirmação da contraprova no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo