Cartilha orienta sobre cuidados com pessoas com deficiência e doenças raras

Pandemia

Publicado em 20/03/2020 - 12:24 Por Marcela Rebelo - Brasília

Uma cartilha, lançada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, traz informações sobre os cuidados que devem ser tomados pelas pessoas com deficiência e doenças raras durante a pandemia do novo coronavírus.

 

O material tem textos informativos e vídeos em libras. 

 

Para pessoas com deficiência auditiva, por exemplo, e que se comunicam por libras, o ministério orienta a não tocar no rosto durante a conversação, se as mãos não estiverem limpas.

 

Já para quem tem deficiência visual, a cartilha lembra que o tato é um sentido muito explorado. Por isso, é preciso lavar as mãos com frequência, principalmente após tocar em mapa tátil, corrimão, maçaneta; além de utilizar álcool em gel.

 

Também é necessário limpar com água e sabão objetos usados com frequência, como a bengala longa. 

 

Ao receber ajuda, a pessoa com deficiência visual deve procurar segurar no ombro de quem irá guiá-la, evitando tocar nas mãos ou no cotovelo, já que a recomendação é que, ao tossir ou espirrar, as pessoas devem cobrir nariz e boca com o braço.

 

Para o cuidador, a orientação é: quando chegar da rua, deve ser feita a higienização antes de qualquer contato. 

 

A cartilha traz ainda informações para pessoas que apresentam baixa imunidade, doentes crônicos, pessoas que utilizam ventilação mecânica e para quem tem deficiência intelectual.

 

O material pode ser acessado pelo site: mdh.gov.br. 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo