Coronavírus: Rio deve começar nesta semana isolamento de idosos de comunidades em hotéis

Coronavírus

Publicado em 24/03/2020 - 19:02 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro pretende começar ainda esta semana a levar idosos de comunidades do município para passar o período de isolamento social em hotéis.


De acordo com o prefeito Marcelo Crivella, mil vagas estarão disponíveis para idosos que tenham alto risco de desenvolver quadros graves caso sejam infectados pela Covid-19. Isso inclui pessoas com histórico de doenças respiratórias ou crônicas, por exemplo.


De acordo com Crivella, essa é uma das principais medidas para minimizar os efeitos do surto de coronavírus nas comunidades cariocas.


“Os quartos de hotéis não são para quem está com a doença, são para as pessoas que são de alto risco para pegar a doença e estão em aglomerações involuntárias – em casas muito próximas umas das outras e muitas gente dentro de casa. Quem vão identifica-los? As nossas equipes de saúde da família, que conhecem todas essas comunidades e têm contato com elas”.


Quem for encaminhado para os hotéis, no entanto, não poderá receber visitas, mas será permitida a companhia de familiares que também sejam idosos com risco de desenvolver quadros graves. E, como ficarão sozinhas, essas pessoas também não podem depender de cuidados alheios.


O anuncio foi feito pelo prefeito nesta terça-feira, após uma cerimônia organizada para receber os primeiros enfermeiros militares enviados pelo Exército para ajudar na campanha de vacinação contra a gripe no município.


Como a campanha começou nesta segunda-feira e vai até maio, com períodos específicos para cada público-alvo, o prefeito pediu que as pessoas não corram até os postos de saúde, justamente para evitar aglomerações nesse período de isolamento social.

 

“Elas acreditam que de alguma forma, tomando a vacina da influenza, elas vão se proteger contra o corona. Se criou essa lenda urbana. E não é assim”.


A estratégia para evitar aglomerações é a vacinação por drive-thru em cinco postos do Detran e no Centro de Convenções Riocentro, onde vão atuar os enfermeiros militares. Nesse modelo, as pessoas vão de carro e recebem a vacina sem sair dos veículos.


Neste primeiro momento, a vacinação é voltada apenas para profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos. Em abril começa a etapa voltada para professores, profissionais de segurança e portadores de doenças crônicas. Em maio se inicia a última etapa, com imunização para gestantes, crianças, detentos, pessoas com mais de 55 anos e pessoas com deficiência.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo