Neste Dia Mundial da Tuberculose, mais um cuidado a tomar

Saúde Pública

Publicado em 24/03/2020 - 13:42 Por Sâmia Mendes - Brasília

Em meio à preocupação com Covid-19, algumas doenças não podem ser esquecidas. É o caso da tuberculose, que têm risco aumentado com a pandemia desse novo vírus. Por ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose no mundo e mais de um milhão morrem.

 

No Brasil, a doença é considerada um sério problema da saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos e ocorrem cerca de quatro mil e 500 mortes em decorrência da tuberculose.

 

Somente no Mato Grosso, a incidência da doença é considerada alta em 36 municípios. No ano passado, a Secretaria de Saúde do estado diagnosticou mais de mil e 300 novos casos, sendo que o percentual de cura dos casos novos com confirmação laboratorial foi de mais de 61%.

 

Isto mesmo. A tuberculose tem cura. Para isso é necessário realizar todo o tratamento que tem duração de no mínimo, seis meses, é gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde. Todas as pessoas que seguem o tratamento corretamente ficam curadas da doença.

 

Logo nas primeiras semanas de tratamento, o paciente já percebe melhora nos sintomas. Mas isso não quer dizer que deve parar as medicações; o tratamento irregular pode complicar a doença.

 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível de homem para homem por meio da tosse, espirro das pessoas com a doença, que lançam partículas com bacilos.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo