Pandemia do Covid-19 aumenta procura por mercados no país

Covid-19

Publicado em 19/03/2020 - 13:25 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A pandemia de Coronavírus aumentou a procura por mercados no Brasil, mas não há risco de desabastecimento, informam entidades do setor. No Distrito Federal, o Sindicato de Supermercados estima que a procura cresceu 25% de uma semana para cá.

 

O presidente do SindSuper do DF, Gilmar Pereira, pede que as pessoas façam as compras normalmente. Contudo, por conta do aumento da procura, alguns produtos acabaram temporariamente. A aposentada Alzilena Clericuze foi a um grande mercado em Recife nesta semana e sentiu falta de materiais de limpeza.

 

A procura pelos mercados também ocorre nos pequenos estabelecimentos. A analista de Operações Lara Martins conta que o mercadinho do bairro, que costuma ser vazio, estava cheio. Para evitar aglomerações no mercado, a aposentada Maria de Lourdes Sousa tentou fazer a compra pela internet.

 

A Associação Brasileira de Supermercados informou que ainda não foi identificado nenhum problema de abastecimento em qualquer das regiões brasileiras. Mas sim de reposição devido ao aumento da procura por alguns produtos.

 

Na capital paulista, a associação diz que essa situação ocorreu nos bairros de classe média e alta. No Rio de Janeiro, uma grande rede de mercados informou que a procura foi grande na Barra da Tijuca, área nobre da cidade, mas que a movimentação estava normal em Bangu, bairro de moradores de mais baixa renda.  

 

Já em Rondônia, na região Norte, um boato espalhado nas redes sociais de que os mercados iriam fechar por conta do coronavírus levou a uma procura por alguns estabelecimentos, segundo nos informou a associação de supermercados do estado.

 

Últimas notícias
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo