Pandemia do Covid-19 aumenta procura por mercados no país

Covid-19

Publicado em 19/03/2020 - 13:25 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A pandemia de Coronavírus aumentou a procura por mercados no Brasil, mas não há risco de desabastecimento, informam entidades do setor. No Distrito Federal, o Sindicato de Supermercados estima que a procura cresceu 25% de uma semana para cá.

 

O presidente do SindSuper do DF, Gilmar Pereira, pede que as pessoas façam as compras normalmente. Contudo, por conta do aumento da procura, alguns produtos acabaram temporariamente. A aposentada Alzilena Clericuze foi a um grande mercado em Recife nesta semana e sentiu falta de materiais de limpeza.

 

A procura pelos mercados também ocorre nos pequenos estabelecimentos. A analista de Operações Lara Martins conta que o mercadinho do bairro, que costuma ser vazio, estava cheio. Para evitar aglomerações no mercado, a aposentada Maria de Lourdes Sousa tentou fazer a compra pela internet.

 

A Associação Brasileira de Supermercados informou que ainda não foi identificado nenhum problema de abastecimento em qualquer das regiões brasileiras. Mas sim de reposição devido ao aumento da procura por alguns produtos.

 

Na capital paulista, a associação diz que essa situação ocorreu nos bairros de classe média e alta. No Rio de Janeiro, uma grande rede de mercados informou que a procura foi grande na Barra da Tijuca, área nobre da cidade, mas que a movimentação estava normal em Bangu, bairro de moradores de mais baixa renda.  

 

Já em Rondônia, na região Norte, um boato espalhado nas redes sociais de que os mercados iriam fechar por conta do coronavírus levou a uma procura por alguns estabelecimentos, segundo nos informou a associação de supermercados do estado.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Bolsonaro veta ampliação de prazo para declarar IR

O presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional que ampliava o prazo para entrega da declaração do imposto de renda. Com isso, a data limite para o envio dos documentos fica mantida, e segue até o dia 31 de maio.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina Pfizer/Biontech começa a ser aplicada na capital paulista

As vacinas da Pfizer/Biontech começam a ser aplicadas nesta quinta-feira em São Paulo. Outras cidades também já receberam doses do novo imunizante e organizam a logística para começar vacinação.

Baixar arquivo
Geral

Bebê sobrevivente de ataque em SC deixa UTI

O bebê que sobreviveu ao ataque a uma creche em Santa Catarina deixou a UTI na tarde desta quarta-feira. Ele segue hospitalizado, e tem quadro estável. A criança, de pouco menos de 2 anos, está internada no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó.

Baixar arquivo
Saúde

Américas têm 40% das mortes causadas pela covid-19

O cenário é grave, em especial, por causa do aumento nos casos de internação de pessoas mais jovens, segundo a OPAS

Baixar arquivo
Saúde

Em São Paulo os casos de coronovírus voltam a aumentar

Depois de quase dois meses com queda na média móvel de novos casos de coronavírus, o estado de São Paulo voltou a registrar uma nova aceleração no número de casos, O aumento foi de 2,5% na média de novos casos. Em 24 horas, foram mais de 14 mil.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo vai vacinar gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades

Gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades começam a ser vacinadas na próxima semana contra o coronavírus em São Paulo. Nesta quinta-feira, começou a vacinação de quem tem entre 60 e 62 anos.

Baixar arquivo