Planos de saúde devem custear teste de coronavírus, determina ANS

ANS

Publicado em 10/03/2020 - 22:35 Por Gésio Passos - Brasília

Os exames para comprovar se a pessoa está infectada pelo coronavírus não estavam sendo cobertos pelos planos de saúde.


Em Brasília, a reportagem consultou dois laboratórios privados que cobravam um valor de R$ 225 e R$ 350 pelo teste.


Mas a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, informou nesta terça-feira que os planos de saúde devem custear o teste do coronavírus para os seus clientes.


A Agência ainda vai detalhar o tipo de exame que deverá fazer parte da cobertura obrigatória, a adequação aos protocolos do Ministério da Saúde e os prazos necessários para que a medida seja implementada.


Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, reforçou a necessidade de as operadoras de planos de saúde criarem planos de contingência para atendimento dos seus clientes, assim como o sistema público está fazendo.


“O ideal é que o plano de saúde ache uma solução para isso, e não tenha que sobrecarregar o atendimento público. Que os planos de saúde montem suas estratégias, assim como estamos fazendo, e organizem um fluxo para atendimento”.


A Agência Reguladora ainda esclareceu que o tratamento dos pacientes diagnosticados com o coronavírus deve ser assegurado pelos planos de saúde.

 

O Ministério da Saúde ainda confirma que os atendimentos de beneficiários realizados no SUS serão ressarcidos pelos planos ao sistema público de saúde.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
Geral

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo
Geral

PCC é alvo de operação do MP de SP no combate a fraudes em licitações

A área de atuação dessa quadrilha englobava cidades do interior, da grande São Paulo e do litoral.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PM e famílias negociam ocupação de prédio no bairro Mandaqui, em SP

A polícia militar e as famílias que estão em uma ocupação no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade, seguem negociando a desocupação do local.

Baixar arquivo
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo