Postos de combustíveis e bancos são autorizados a reduzir horário de atendimento durante pandemia

Pandemia

Publicado em 23/03/2020 - 20:57 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

ANP reduz horário de funcionamento de postos de combustíveis durante a pandemia do coronavírus e Banco Central mantém funcionamento de agências bancárias, mas permite ajuste nos horários de atendimento.


Os postos de combustíveis em todo o país poderão funcionar em horário reduzido enquanto durar o estado de calamidade pública por Covid-19.

 

Uma resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, a ANP, publicada nesta segunda-feira, determina o horário mínimo de funcionamento dos postos de combustíveis de 7h até às 19h, com exceção dos domingos e feriados. Para funcionar menos do que o indicado, o estabelecimento tem que pedir autorização da ANP.

 

O período de funcionamento é duas horas inferior ao vigente até então, que determinava que os postos deveriam ficar abertos das 6h às 20h de segunda a sábado. A Federação Nacional de Combustíveis e Lubrificantes havia pedido também que a ANP determinasse o fechamento obrigatório dos postos nos demais horários, o que não ocorreu.

 

A nova resolução também suspende algumas vistorias de rotina que a agência realizava em toda cadeia de produção de combustíveis.

 

Já o Banco Central publicou circular permitindo que os bancos e instituições financeiras ajustem os horários de atendimento por conta do coronavírus sem prévia comunicação, mas que os serviços financeiros essenciais a população devem ser mantidos.

 

Com isso, as agências bancárias podem continuar funcionando, mas em horários reduzidos. A recomendação é que o cliente use sempre que possível serviços online, indo só em último caso presencialmente a uma agência.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo