Postos de combustíveis e bancos são autorizados a reduzir horário de atendimento durante pandemia
ANP reduz horário de funcionamento de postos de combustíveis durante a pandemia do coronavírus e Banco Central mantém funcionamento de agências bancárias, mas permite ajuste nos horários de atendimento.
Os postos de combustíveis em todo o país poderão funcionar em horário reduzido enquanto durar o estado de calamidade pública por Covid-19.
Uma resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, a ANP, publicada nesta segunda-feira, determina o horário mínimo de funcionamento dos postos de combustíveis de 7h até às 19h, com exceção dos domingos e feriados. Para funcionar menos do que o indicado, o estabelecimento tem que pedir autorização da ANP.
O período de funcionamento é duas horas inferior ao vigente até então, que determinava que os postos deveriam ficar abertos das 6h às 20h de segunda a sábado. A Federação Nacional de Combustíveis e Lubrificantes havia pedido também que a ANP determinasse o fechamento obrigatório dos postos nos demais horários, o que não ocorreu.
A nova resolução também suspende algumas vistorias de rotina que a agência realizava em toda cadeia de produção de combustíveis.
Já o Banco Central publicou circular permitindo que os bancos e instituições financeiras ajustem os horários de atendimento por conta do coronavírus sem prévia comunicação, mas que os serviços financeiros essenciais a população devem ser mantidos.
Com isso, as agências bancárias podem continuar funcionando, mas em horários reduzidos. A recomendação é que o cliente use sempre que possível serviços online, indo só em último caso presencialmente a uma agência.