Prefeitura do Rio recomenda que consumidores verifiquem registros de álcool em gel
Prefeitura orienta consumidores sobre álcool 70%.
Uma das principais medidas de prevenção ao novo coronavírus é a limpeza das mãos que deve ser feita diversas vezes ao longo do dia. Também é recomendado o uso do álcool 70%, de preferência, em gel.
O produto, no entanto, precisa ter registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para facilitar a compra, a prefeitura do Rio alertou que é fundamental checar as informações no rótulo antes de adquirir o produto. E explicou sobre os diferentes usos.
O álcool 70% líquido é classificado como medicamento (antisséptico), podendo ser adquirido somente em farmácias e drogarias, ou (desinfetante), que também pode der encontrado no comércio varejista, em frascos de até 50 mililitros.
Essas embalagens são restritas ao uso de instituições da área de saúde, como hospitais, clínicas e centros de pesquisas, e devem apresentar na rotulagem que a venda direta ao público é proibida.
As duas formas apresentam a mesma eficiência quanto ao efeito antimicrobiano.
No entanto, para ter a indicação do uso antisséptico, além da capacidade germicida, o produto não pode causar irritação à pele ou à mucosa.
A prefeitura destaca que a facilidade de aplicação, a rapidez da ação e a baixa toxicidade e custo conferem ao álcool 70% grande eficiência no que se refere a redução de contaminações.





