Alerta: dengue tem sintomas semelhantes à Covid-19

Sintomas parecidos

Publicado em 04/04/2020 - 13:36 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Em tempos de pandemia pelo novo coronavírus, com números que impressionam e assustam, o Brasil não pode deixar de se preocupar com outra doença bastante comum e endêmica que é a dengue.

 

O verão terminou com temperaturas mais baixas do que as verificadas normalmente durante a estação, mas o risco da doença transmitida pelo Aedes aegyti é uma realidade no país.

 

O complicador é que existem sintomas comuns às duas enfermidades. Febre, dores no corpo e cansaço, quadro compatível com a dengue também pode ser sentido no caso de infecção pelo novo coronavírus.

 

A preocupação com as duas doenças acendeu o alerta de especialistas, que registraram, no início de março, um caso raro de dupla contaminação. Foi na Tailândia, onde um homem de 35 anos morreu por infecção pelo novo coronavírus, após também ter sido testado positivo para dengue.

 

A dermatologista e mestre em medicina pela USP, Valéria Campos, explicou que o primeiro sintoma que surgiu nesse caso foram erupções na pele, o que levou a um primeiro diagnóstico de dengue. Só mais tarde, o exame confirmou também infecção por Covid-19.

 

A médica orienta, em caso de qualquer sintoma comum a essas duas doenças, buscar atendimento virtual ou por telefone, antes de ir aos hospitais , já sobrecarregados com casos de covid-19.

 

É impossível obter o diagnóstico das duas doenças através do exame clínico. São necessários testes laboratoriais para confirmar a infecção.

 

Na dengue, os sintomas geralmente são febre alta e de início imediato, e dores nas articulações e musculatura. Vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele também podem acontecer.

 

A contaminação por Covid-19, por sua vez, é incerta. Não há estudos conclusivos sobre o comportamento do novo coronavírus, mas chama a atenção a evolução dos sintomas para dificuldades respiratórias.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo