ANS disponibiliza R$15 bilhões para manter planos de saúde, inclusive para inadimplentes

Planos de Saúde

Publicado em 10/04/2020 - 13:17 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A Agência reguladora do mercado de planos de saúde, a ANS, disponibilizou 15 bilhões de reais de um fundo de reserva do setor para dar condições financeiras às empresas e, com isso, tentar manter o atendimento no sistema privado de saúde mesmo com o aumento da demanda devido a pandemia de Covid-19.

 

Em troca, os planos de saúde se comprometem a manter o atendimento de beneficiários inadimplentes até o dia 30 de junho de 2020. Se assinado o termo de compromisso, as operadoras de planos de saúde devem manter o atendimento dos planos individuais, familiares, coletivos por adesão e os coletivos com menos de 30 pessoas mesmo que haja mensalidades atrasadas.

 

Atualmente, as operadoras podem cancelar o plano após 60 dias de atrasos acumulados durante um ano. Com a medida, quem ultrapassar os 60 dias de atraso durante a pandemia vai poder negociar a dívida com a empresa ao mesmo tempo que mantêm o direito à assistência hospitalar.

 

As operadoras que tiverem acesso aos recursos oferecidos pela ANS ainda terão que se comprometer a pagar regularmente os prestadores de serviços associados ao plano.

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar informou que as medidas são para dar condições financeiras aos planos de saúde, evitando, assim, segundo a ANS, que a assistência à saúde dos beneficiários seja colocada em risco.

 

A agência reguladora calcula que a recessão econômica pode aumentar a inadimplência no setor. Atualmente, mais de 47 milhões de pessoas têm planos de saúde privados no Brasil.

Últimas notícias
Geral

RJ: Polícia Civil agora afima que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Justiça

Jovem consegue na justiça direito de viajar com cão de apoio emocional

Após idas e vindas, o jovem Arthur França finalmente vai  conseguir embarcar com seu cão de suporte emocional e assistencial em um voo que parte, nesta quinta-feira, de Brasília para  São Paulo.

Baixar arquivo