Conselho denuncia uso de capa de chuva como avental por profissionais de saúde

Falta de EPIs

Publicado em 29/04/2020 - 14:28 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A falta de EPIs, os Equipamentos de Proteção Individual, para profissionais de saúde durante a pandemia preocupa estados e municípios. Representantes de Secretários municipais e estaduais de saúde alertam para a escassez desses equipamentos e a dificuldade para conseguir comprá-los.


O secretário-executivo do CONASS, Conselho Nacional de Secretários de Saúde dos estados, Jurandi Silva, em audiência Pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (29), afirmou que a insuficiência de EPIs ameaça reduzir a força de trabalho que está na linha de frente do combate à pandemia.


"O Brasil ficou exposto pela incapacidade de produzir coisas básicas como máscaras. Com tudo tendo que ser importado, nós entramos numa competição internacional que debilitou nosso poder de compra".

 

Segundo Jurandi Silva, os R$ 4 bi repassados para enfrentar a pandemia é pouco porque, segundo ele, o SUS é subfinanciado há mais de 20 anos.

 

"Quatro milhões é nada diante dessa epidemia. O país não tratou o SUS como deveria; não respeitou o sistema público de saúde, que é quem dá resposta e não o privado". 

 

O presidente do Conselho dos secretários municipais de saúde, Willames Freire Bezerra, conta que os municípios não conseguem comprar Equipamentos de Proteção Individual e pede que essa compra seja feita pelo ministério da Saúde.

 

"Principalmente os municípios de pequeno porte não têm acesso porque as distribuídoras não têm esses EPIs e nem têm como conseguir". 

 

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, mais de 7 mil profissionais da categoria foram afastados por problemas de saúde desde o dia 20 de março e 59 enfermeiras morreram neste período. Desses, 44 óbitos foram confirmados como da Covid-19. O representante do Conselho de Enfermagem, Walkírio Almeida, lamentou as improvisações de EPIs nas unidades de saúde.

 

"Tem gente usando até capa de chuva no lugar do avental impermeável. É muito difícil, ao fim do plantão, retirar a capa de chuva sem que haja contaminação".

 

O Conselho Federal de Enfermagem registrou, desde o início da pandemia, mais de 4,5 mil denúncias de faltas de equipamento de proteção para os profissionais de saúde em todo o país.
 

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo