Governo do Paraguai suspende aulas presenciais até dezembro

Pandemia

Publicado em 28/04/2020 - 15:47 Por Marieta Cazarré - Montevideo

O ministro da Educação e Ciências do Paraguai, Eduardo Petta, anunciou que as aulas presenciais ficarão suspensas até dezembro deste ano para evitar a propagação do novo coronavírus. A decisão afeta cerca de 1,4 milhão de estudantes do ensino público e privado.

 

No final de março, a Organização das Nações Unidas (ONU) estimou que mais de 850 milhões de crianças e jovens em todo o mundo estavam com as aulas suspensas devido à pandemia. Por enquanto, os alunos seguem com as aulas à distância, com uso de ferramentas digitais.

 

O Paraguai anunciou a volta gradual das atividades econômicas com a chamada "quarentena inteligente", um plano de turnos rotativos que engloba diferentes áreas de trabalho. Assim, o país que teve uma das ações mais duras e restritivas no início da pandemia se prepara para retomar as atividades, mantendo as medidas de distanciamento social e de higiene.

 

O Paraguai tem uma população de 6,9 milhões de pessoas. Até o momento, foram registrados 230 casos da doença e nove mortes. No Peru, o presidente Martín Vizcarra, afirmou na semana passada que os alunos seguirão com as aulas à distância durante todo o ano letivo de 2020. O país tem 31,9 milhões de habitantes e, até o momento, mais de 28 mil casos confirmados da Covid-19 e cerca de 780 mortes.

 

No México, as aulas devem voltar, a princípio, no início de junho. O país desenvolveu um programa televisivo chamado "Aprende em casa", reconhecido pela Unesco e baseado em livros didáticos gratuitos.


Na Argentina, o ministro da Educação, Nicolás Trotta, afirmou que ainda não se pode precisar a data de retorno à escola. Para ele, o mais importante é como será a volta às aulas. O ministro defende que o retorno seja gradual, e que haja prioridade para alunos no último ano do ensino fundamental e no último do ensino médio.

 

No Uruguai, os alunos realizam atividades didáticas através de uma plataforma online, criada em 2007. De acordo com o governo uruguaio, 85% dos estudantes de ensino infantil e fundamental frequentam a escola e têm acesso ao dispositivo para acessar o conteúdo em suas casas.

 

O governo uruguaio havia previsto a volta às aulas para o dia 13 de abril, mas adiou o retorno por tempo indeterminado. O país tem 3,5 milhões de habitantes, 620 casos de Covid-19 e 15 mortes.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo