Médico alerta que Covid-19 não é grave só para idosos

Pandemia

Publicado em 03/04/2020 - 16:04 Por Lígia Souro - Rio de Janeiro

Muito se fala em grupo de risco do novo coronavírus. Idosos e pessoas com doenças crônicas são mais suscetíveis a complicações por infecção de Covid-19. Mas, o aumento nos registros de mortes entre pessoas com menos de 40 anos, fez com que a Organização Mundial da Saúde alertasse para responsabilidade dos jovens na contenção da doença.

 

O médico Rodrigo Pêgo, do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ressalta que, apesar da importância de proteger os grupos vulneráveis, é preciso cuidado com a ideia de que a doença só mata pessoas idosas.

 

O Brasil ainda não possui um estudo epidemiológico detalhado para ilustrar o perfil do coronavírus, mas segundo o médico já é possível traçar os sintomas mais comuns em determinada faixa etária. Entre os jovens, o quadro costuma ser mais ameno, mas essa não é uma regra.

 

Já no caso de pessoas acima dos 60 anos, segundo o médico Rodrigo Pêgo, a doença pode evoluir para problemas cardiológicos, renais ou respiratórios.

 

Os dados que ainda estão sendo coletados sobre a doença não devem causar pânico entre os jovens, mas trazem um alerta: não existe risco zero quando se trata de um vírus novo. E as medidas de prevenção devem ser seguidas por todos.

Últimas notícias
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo