Mutirão de laboratórios públicos e privados é criado para zerar fila de exames de coronavírus em SP

Pandemia

Publicado em 02/04/2020 - 20:19 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, passa a coordenar a rede de laboratórios para o diagnóstico do coronavírus em São Paulo.


O anúncio foi feito nessa quinta-feira, depois de vir a público que o estado tem 16 mil testes na fila de espera para serem analisados, incluindo o de 201 pessoas que morreram com suspeita de infecção pelo Covid-19.


A primeira medida anunciada pelo novo coordenador foi um mutirão envolvendo 10 laboratórios públicos, além de laboratórios privados, para zerar a fila de exames. Para Dimas Covas, a meta é que os resultados dos testes para Covid-19 sejam conhecidos em no máximo 48 horas.


Para isso, ele anunciou a compra, do governo da Coreia do Sul, de 1,3 milhão de testes moleculares que identificam o vírus, e que devem estar disponíveis em menos de 15 dias.


Sobre o uso de testes mais baratos, que identificam os anticorpos e não o vírus em si, os chamados testes rápidos, Dimas Covas disse que isso vai ser avaliado.


O número de resultados falso-negativo dos testes rápidos pode chegar até 7 em cada 10 exames feitos, segundo avaliação do Ministério da Saúde.


A prioridade dessa plataforma de laboratórios para o diagnóstico do coronavírus também foi anunciada. Primeiro, pacientes graves; depois, pacientes internados; em seguida, profissionais de saúde; e só então os outros casos, incluindo aí, os óbitos.


Essa é a segunda tentativa do governo de São Paulo de criar um pool de testagem. No dia 23 de março o governador João Dória já tinha anunciado uma rede que seria então coordenada pelo Instituto Adolfo Lutz, com a promessa de fazer até 2 mil exames por dia.


Já os testes das mais de 200 pessoas que morreram sem conhecer o diagnóstico, a força tarefa concluiu 93 exames e, entre eles, 20 casos deram positivo para Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a força tarefa continua trabalhando e os resultados devem ser divulgados nessa sexta-feira.


Segundo o último balanço divulgado no começo da noite dessa quinta-feira, 208 pessoas morreram por coronavírus, e o estado registrou 3.506 confirmados da doença. O número é quase cinco vezes menor que o número de casos suspeitos que ainda esperam o resultado do teste.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo