Profissionais de saúde que atuam no combate à Covid-19 terão teleconsultas de apoio psicológico

Combate à Covid-19

Publicado em 23/04/2020 - 19:59 Por Ariane Póvoa - Brasília

Os profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia do novo coronavírus terão a partir de maio um canal de teleconsulta psicológica.

 

O sistema vai ser disponibilizado pelo Ministério da Saúde e deve funcionar até o mês de setembro. A iniciativa pretende amparar profissionais, que, por trabalharem na linha de frente no enfrentamento à COVID-19, podem ter sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade, transtorno de estresse agudo, entre outros.

 

O investimento total no projeto será de dois milhões e 300 mil reais.

 

O canal telefônico vai poder ser usado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, biomédicos e farmacêuticos que se sentirem na condição de sofrimento psíquico.

 

O projeto-piloto tem alcance nacional e prevê o atendimento por videochamada de dez mil horas, podendo ser expandido de acordo com a procura. Segundo o Ministério da Saúde, esta é a primeira vez que a psicoterapia será usada no teleatendimento em um contexto de pandemia.

 

A ação vai ser realizada em parceria com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre e vai contar com uma central de teleconsulta formada por profissionais da Psicologia e Psiquiatria selecionados por edital e que serão capacitados.

 

De acordo com a coordenação do projeto, especialistas de universidades brasileiras estão desenvolvendo manuais para que o modelo de atendimento terapêutico desenhado no projeto possa ser aplicado por outros profissionais do País.

Últimas notícias
Política

Audiência pública analisa piso salarial para enfermeiros e categoria

Após acordos internos para a aprovação do texto, o valor passou para R$ 4.750 para enfermeiros, 70% desse valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares e parteiras. Sem depender de jornada semanal trabalhada.

Baixar arquivo
Esportes

Série A: confira os resultados dos jogos que finalizaram a 37ª rodada

A classificação do Campeonato Brasileiro traz o Atlético Mineiro em primeiro, com 84 pontos; em segundo o Flamengo, com 71 e em terceiro o Palmeiras, com 63.

Baixar arquivo
Saúde

STF cobra medidas para barrar novas contaminações de Covid

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, determinou que em 48h o governo federal decida sobre adoções de medidas para barrar novas contaminações de Covid a partir de passageiros vindos do exterior.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os jogos de futebol desta segunda-feira

Ás 19h, o São Paulo enfrenta o Juventude e o Atlético Paranaense enfrenta o Palmeiras. Às 20h, o Flamengo recebe o Santos no Maracanã e Internacional e Atlético Goianiense jogam no Sul. O Cuiabá recebe o Fortaleza em Mato Grosso. E para fechar, às 21h, a Chapecoense vai enfrentar o Sport.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeito de Nova Iorque exige vacinação obrigatória para setor privado

As campanhas de vacinação estão se reforçando em boa parte do mundo. O Chile começou a vacinar as crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid nessa segunda-feira. O país também avança na vacinação da terceira dose, a chamada dose de reforço para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 90% da população, em 9 estados, estão vacinados contra a Covid

Nove estados brasileiros ultrapassaram a marca de 90% da população-alvo vacinada com a primeira dose da vacina. São eles: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo