Profissionais de saúde que atuam no combate à Covid-19 terão teleconsultas de apoio psicológico

Combate à Covid-19

Publicado em 23/04/2020 - 19:59 Por Ariane Póvoa - Brasília

Os profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia do novo coronavírus terão a partir de maio um canal de teleconsulta psicológica.

 

O sistema vai ser disponibilizado pelo Ministério da Saúde e deve funcionar até o mês de setembro. A iniciativa pretende amparar profissionais, que, por trabalharem na linha de frente no enfrentamento à COVID-19, podem ter sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade, transtorno de estresse agudo, entre outros.

 

O investimento total no projeto será de dois milhões e 300 mil reais.

 

O canal telefônico vai poder ser usado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, biomédicos e farmacêuticos que se sentirem na condição de sofrimento psíquico.

 

O projeto-piloto tem alcance nacional e prevê o atendimento por videochamada de dez mil horas, podendo ser expandido de acordo com a procura. Segundo o Ministério da Saúde, esta é a primeira vez que a psicoterapia será usada no teleatendimento em um contexto de pandemia.

 

A ação vai ser realizada em parceria com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre e vai contar com uma central de teleconsulta formada por profissionais da Psicologia e Psiquiatria selecionados por edital e que serão capacitados.

 

De acordo com a coordenação do projeto, especialistas de universidades brasileiras estão desenvolvendo manuais para que o modelo de atendimento terapêutico desenhado no projeto possa ser aplicado por outros profissionais do País.

Últimas notícias
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo