Asilos registram contaminações e mortes pelo coronavírus no interior de São Paulo

Interior paulista

Publicado em 11/05/2020 - 13:26 Por Nelson Lin - São Paulo

O coronavírus avança em asilos no interior de São Paulo. Em Piracicaba, 11 dos 15 óbitos ocorreram em asilos da cidade.

 

Em um deles, o Lar Betel, ocorreram 8 mortes e 30 idosos foram retirados do local para serem colocados em isolamento num hotel.

 

Segundo informações do Lar, 49 idosos foram testados positivos para Covid-19 e 28 funcionários também testaram positivo.

 

O Ministério Público de Sâo Paulo abriu procedimento administrativo fiscalizatório para acompanhar quais medidas estão sendo tomadas para impedir a disseminação do vírus no interior da instituição e constatou que não houve falta de máscaras, aventais, óculos de proteção aos idosos e funcionários e que idosos e funcionários que testaram positivo foram isolados.

 

O Lar Betel criou um comitê de crise para acompanhar os casos e decidiu pelo isolamento dos idosos em um hotel. Ainda de acordo com o ministério Público, dentro do possível, todas as medidas cabíveis tomadas pela direção estão dentro dos padrões técnicos exigidos.

 

Em Hortolandia, 6 idosos faleceram por Covid-19 em uma clínica de longa permanência para idosos, Lar Feliz 1.

 

O abrigo tem ainda mais 13 pessoas com Covid-19 sendo que 3 foram curadas e 10 permanecem isoladas.

 

A prefeitura da cidade informou em nota que todos os casos relacionados a locais que abriguem um grande número de pessoas ou grupos de risco estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde.

 

Lembrando que, de acordo com informações da Organização Mundial da Saúde, pessoas acima de 60 anos, mesmo aquelas sem doenças prévias, fazem parte do grupo de risco do coronavírus e, se infectadas, tem mais chances de desenvolver complicações que podem levar à morte.

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo