Brasil tem testes para Covid-19, mas faltam insumos e pessoal capacitado, diz secretário

Câmara debate Covid-19

Publicado em 20/05/2020 - 15:02 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Brasil tem testes suficientes para detectar a Covid-19 neste momento, mas faltam insumos e pessoal capacitado para realizar os exames, informou, nesta quarta-feira (20), o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

 

A expectativa é que o país tenha, até o final de maio, 16,5 milhões testes para a Covid-19 distribuídos. Um dos insumos em falta, citado pelo secretário, é o swab, que é o cotonete usado para coletar a saliva na garganta do paciente.

 

Segundo levantamento do site World O Meter, o Brasil fez pouco mais de 3,4 mil testes para cada 1 milhão de habitantes. Nos Estados Unidos são mais de 38 mil testes para cada 1 milhão de pessoas. No Chile, são mais de 20 mil pessoas testadas para cada 1 milhão.

 

Também participou do encontro, na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (20), a representante do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Natália Pasternak. A especialista alertou que não existem evidências científicas suficientes para nenhum medicamento contra a Covid-19.

 

Também participou, da Comissão Externa da Câmara para a prevenção ao coronavírus, Fábio Gomes, o representante do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que reúne os governos da região. O cientista se mostrou preocupado com a interiorização do vírus no sertão nordestino, região com menor capacidade de oferecer assistência aos doentes.

 

Já o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Leonardo Vilela, cobrou dos parlamentares uma regulamentação para uma possível implementação da fila única para pacientes com a Covid-19. A proposta é de usar os leitos públicos e privados de acordo com a ordem de chegada dos doentes que precisarem de uma UTI.

Últimas notícias
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos

Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.

Baixar arquivo
Educação

Provas da 2ª etapa do Revalida ocorrem neste final de semana

O processo permite que candidatos que se formaram no exterior no curso de medicina validem o diploma no Brasil para poderem exercer a profissão por aqui.

Baixar arquivo
Política

Vereador do Rio, Gabriel Monteiro, é denunciado por assédio sexual

Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o vereador carioca Gabriel Monteiro (PL) pelos crimes de importunação e assédio sexual. Segundo o MP, os crimes estão previstos no Código Penal e foram cometidos contra uma ex-assessora, de 26 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Depois de passar pelo interior paulista, com disputas na cidade de Cunha, o evento ganha agora sua oitava edição na capital fluminense.

Baixar arquivo