Com 600 óbitos, Brasil tem novo recorde de mortes por coronavírus notificadas em 24h

600 óbitos

Publicado em 05/05/2020 - 21:38 Por Gésio Passos - Brasília

O Ministério da Saúde divulgou, nessa terça-feira, novos números da pandemia do coronavírus no Brasil. Nas últimas 24 horas foram registradas 600 novas mortes, um novo recorde para o país, e quase 7 mil novos contaminados. No total, são 7.921 óbitos e mais de 114 mil infectados. A letalidade é de 6,9%.


São Paulo continua com maior número de mortes, com 2.851, seguido do Rio de Janeiro, 1.123; Ceará, 795; e Pernambuco, 749. Os estados menos afetados são o Tocantins, com 7 mortes, Mato Grosso do Sul, 10, e Roraima, 11.


Em entrevista coletiva, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, afirma que ainda não é preciso afirmar que a pandemia chegou em seu pico, mas que os meses de maio, junho e julho tendem a ser os piores.


Wanderson de Oliveira afirmou que o ministério se reuniu com secretários estaduais para discutir a pandemia, e que as medidas de fechamento mais rígido, ou lockdown, são complexas e dependem da avaliação de cada local.


O secretário de Vigilância em Saúde ainda afirmou que os resultados de mais 100 mil testes ainda não foram repassados pelos laboratórios privados, apesar de a legislação determinar que essa informação seja compartilhada.


O Ministério da Saúde informou ainda que, no último final de semana, distribuiu 100 respiradores para o enfrentamento à Covid-19. Pernambuco e Ceará receberam 30 equipamentos cada, e o Amapá e Paraíba, 20. Ao todo, o governo já enviou 487 respiradores para 10 estados.


Como não conseguiu importar estes equipamentos, o Ministério da Saúde articulou a produção nacional dos respiradores. Três contratos já foram assinados para a produção de mais de 14 mil respiradores, com investimento de R$ 658 milhões.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo