Covid-19 e dengue castigam brasileiros de Norte a Sul

Saúde Pública

Publicado em 14/05/2020 - 16:27 Por Dayana Víctor - Brasília

A Covid-19 e a dengue são duas doenças com enorme número de casos aqui no Brasil este ano. A primeira, que surgiu no país no fim de fevereiro, já contaminou quase 190 mil pessoas e outras mais de 13 mil morreram, em pouco mais de dois meses. Outros 630 mil brasileiros contraíram a dengue e 240 perderam a vida por causa da doença, entre o fim de dezembro de 2019 e abril deste ano, ou seja em quatro meses.


Porém o que preocupa bastante em relação à dengue, segundo o Ministério da Saúde, é o alto número de contaminados. São 304 casos para cada 100 mil habitantes. Já na Covid-19, são quase 90 casos para o mesmo número de pessoas.


Em alguns lugares do país, o número de contaminados pela dengue quase dobra. Esta é a situação do Centro-Oeste, com 756 casos para 100 mil habitantes. Só no Distrito Federal, já foram mais de 22 mil casos prováveis da doença e 14 mortes. Um aumento de mais de 76% em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

Nas últimas semanas, os casos de dengue vem caindo. O infectologista, Felipe Piastrelli, acredita que as pessoas contraem a doença, mas ficam com medo de ir aos hospitais confirmar o diagnóstico, devido a pandemia da Covid-19.

 

A babá Francisca Teixeira contraiu a dengue em março e sentiu sintomas parecidos com os da Covid-19. A fisioterapeuta Emanuelle Bezerra, ficou com medo de ter contraído a Covid-19 em abril, mas um exame confirmou que ela estava era com dengue.

 

A maioria das 240 mortes por dengue e as mais de 13 mil mortes por Covid-19 foram de pessoas da terceira idade. Segundo o Ministério da Saúde, 60% dos óbitos por dengue ocorrem em pessoas acima de 60 anos. Já 70% dos mortos pela Covid-19 tinham essa idade.

 

A dica para evitar contrair a dengue é não acumular água parada e eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti. Também devemos sempre lavar as mãos e usar máscaras para não contrair o novo coronavírus.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Na Semana de Políticas sobre Drogas entorpecentes são incinerados

No Rio de Janeiro 20 toneladas de drogas apreendidas no estado foram incineradas nesta quinta-feira. A ação foi realizada na Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, no Sul fluminense.

Baixar arquivo
Geral

54 cidades no NE serão atendidas por obras de abastecimento de água

O governo federal assinou, nesta quinta (24), duas ordens de serviço para ampliar o abastecimento de água em cidades nordestinas. Uma das obras autorizadas é a construção da barragem Poço de Varas, que vai levar água potável para 42 mil pessoas.

Baixar arquivo
Justiça

Daniel Silveira é preso novamente após violar tornozeleira eletrônica

Na avaliação de Alexandre de Moraes o  restabelecimento da prisão é necessário, já que Silveira desrespeitou as restrições.

Baixar arquivo
Geral

Distrito Federal amplia flexibilização de medidas de restrição

Um novo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado nesta quinta-feira, flexibiliza o horário de funcionamento de bares e restaurantes e do toque de recolher.

Baixar arquivo
Saúde

CPI da Pandemia: 305 mil mortes poderiam ter sido evitadas, diz médica

Pesquisadores defenderam medidas de contenção e distanciamento social LEi

Baixar arquivo