Dimas Covas diz que região metropolitana de São Paulo está muito perto de um lockdown

Bloqueio total

Publicado em 13/05/2020 - 20:13 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A região metropolitana de São Paulo está cada vez mais próxima de um lockdown, o chamado bloqueio total.

 

A avaliação é do coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, Dimas Covas. Para ele, a taxa de infecção segue alta, acima de um caso por pessoa já infectada e a ocupação dos leitos de UTI está perto de 90%.

 

Mas a taxa de isolamento ficou mais uma vez em 47% no estado e 48% na capital paulista, abaixo do patamar mínimo, que é de 55%. Na região metropolitana a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 87%

 

Outra região que preocupa é a Baixada Santista. A segunda mais afetada pela pandemia, depois da grande São Paulo. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, só nos primeiros dias de maio, o número de casos cresceu quase 70% nas cidades da região.

 

O governo do estado prometeu repassar 30 milhões de reais para abertura de 350 novos leitos nas cidades de Santos, Praia Grande e Itanhanhém. 50 desses leitos vão ser de terapia intensiva.

 

Nesta quarta-feira (13), o número de casos de coronavírus passou dos 51 mil no estado de são Paulo e mais 169 pessoas morreram nas últimas 24 horas. Com isso, o número de vítimas fatais passou de 4 mil, na verdade, são 4.118 pessoas. Cerca de 9 mil pessoas continuam internadas, sendo mais de 3.700 em UTIs.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo