Municípios de SP cobram da União rapidez na habilitação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19

Pedido ao Ministério da Saúde

Publicado em 19/05/2020 - 21:17 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde em São Paulo, Geraldo Reple, pediu para o Ministério da Saúde acelerar a habilitação dos leitos de UTI para pacientes com coronavírus. O apelo foi feito durante uma entrevista coletiva nesta terça-feira.


Só depois do leito ser habilitado é que ele passa a receber os recursos do SUS. O Ministério da Saúde prometeu pagar a cada leito de UTI uma diária no valor de R$ 1,6 mil pelo período de 90 dias. O dobro do que é pago para leitos de terapia intensiva.


Caso o governo federal não habilite os leitos, cabe ao governo do estado transferir os recursos para os municípios.

A ocupação dos leitos de UTI é um dos critérios que vão determinar a flexibilização das medidas de isolamento no estado. Para que isso aconteça, menos de 60% dos leitos podem estar ocupados. O outro critério é a redução sistemática de casos por um período de duas semanas.


Nessa terça-feira, mais de 71% dos leitos de UTI estavam com pacientes em todo o estado. Na grande São Paulo esse índice é de 88%. No total, são mais de 9,5 mil pessoas internadas. Dessas, quase 3,7 mil em terapia intensiva.


Segundo a Secretaria de Saúde, o estado de São Paulo aguarda a habilitação de mais de 1,8 mil leitos, tanto na capital quanto no interior.


Questionado sobre quantos leitos ainda precisam ser habilitados no estado e no país, o Ministério da Saúde informou, em nota, que desde o mês de abril já foram habilitados 1.638 leitos no estado de São Paulo para atender pacientes graves de Covid-19. A pasta não informou quantos leitos ainda aguardam habilitação nem em São Paulo e nem no restante do país.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo