No Rio, Teich diz que é preciso avaliar estratégias para evitar agravamento de casos de Covid-19

Visita a hospital no Rio

Publicado em 08/05/2020 - 17:33 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ministro da Saúde, Nelson Teich, veio ao Rio de Janeiro nesta sexta feira (8) para conhecer hospitais de campanha e discutir as estratégias locais para combater o coronavírus.

 

O Rio é o segundo estado com maior número de casos da doença, mais de 14 mil, e cerca de 1.400 mortes. Após uma visita ao hospital de campanha do RioCentro, construído pela prefeitura da capital, o ministro destacou que é preciso avaliar estratégias para evitar o agravamento dos quadros clínicos dos pacientes com covid-19.

 

Sonora: “Conhecer o lugar, ver o que está sendo feito. Entender os recursos que tem no Rio de Janeiro, nas três esferas, para fazer com que sejam cada mais estruturados, acelerar e otimizar a capacidade que a gente tem para atender as pessoas. Estratégias para tentar evitar a gravidade da doença e que as pessoas precisem tanto de terapia intensiva. Vou ver a parte federal, estadual e municipal para unir as forças.”

 

O prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella aproveitou a visita para pedir reforços de profissionais de saúde e cobrou também que os governos federal e estadual contribuam com a abertura de mais leitos na cidade, que também atende pacientes da região metropolitana, especialmente da Baixada Fluminense.

 

De acordo com Crivella, o ministro prometeu acionar um cadastro de profissionais de saúde das Forças Armadas, na ativa ou na reserva, para assumir postos de trabalho nas cidades com carência desses trabalhadores.

 

Sonora: “Oitocentas mil pessoas, profissionais de saúde, que poderão ser cedidos a todo o Brasil. Isso nos fará vencer essa guerra. E, com a visita do nosso ministro, conhece nossa principal instalação, agora, com certeza, vai ouvir nosso pedido.”

 

Crivella também falou sobre a possibilidade de bloqueio total da capital, com restrição severa de entrada e saída e de circulação pelas ruas, o chamado lockdown.

 

O prefeito defendeu a adoção de interdições mais pontuais, apenas em locais de aglomeração, como foi feito nos centros comerciais de Campo Grande e Bangu, na zona oeste.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo