Números indicam aceleração da pandemia no Brasil nas próximas semanas, alertam especialistas

Especialistas

Publicado em 07/05/2020 - 08:33 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Especialistas defendem que os brasileiros precisam manter o distanciamento social nesse momento. Eles apontam que os números da transmissão do novo coronavírus indicam aceleração dos casos nas próximas semanas.

 

O alerta aconteceu em seminário por videoconferência, organizado pelo BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Foi o primeiro Webinar promovido pelo Banco para discutir as perspectivas do combate à Covid-19, e os resultados no setor de saúde.

 

O diretor-adjunto da OPAS, Organização Pan Americana da Saúde,  que representa a OMS na América Latina, Jarbas Barbosa, afirmou que o isolamento funciona como uma espécie de freio na curva de crescimento dos casos, e que sem ele, o sistema de saúde vai ficar ainda mais sobrecarregado. Ele ressaltou, no entanto, a necessidade de aumentar o acesso a testes.

 

O médico e presidente da Iniciativa FIS – Fórum Inovação Saúde, Josier Vilar,  afirmou que o fato de não haver um consenso na condução da pandemia no país, prejudicou muito o tratamento do problema. Ele avalia que uma questão pouco discutida  é a escassez de profissionais de saúde especializados.

 

Outro participante do seminário virtual, Carlos Gadelha, que é coordenador das ações de prospecção da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, destacou que a letalidade da doença reproduz a desigualdade no Brasil.

 

Os especialistas debateram a proposta de criação de uma fila única em hospitais públicos e privados para atendimento dos pacientes graves. A discussão foi no sentido de que seria preciso criar um fundo para garantir os contratos com os hospitais privados.

 

O seminário foi mediado por João Paulo Pieroni, que é chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES.


Ele salientou que o banco tem atuado para minimizar os efeitos econômicos da pandemia. Ele citou a ajuda em equipar 640 leitos em hospitais do Sus, para tratamento da Covid, e também o apoio na montagem de 2 mil leitos em  hospitais de campanhas, e ainda a compra de testes diagnósticos.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo