Prefeitura de São Paulo defende medidas mais rígidas para conter Covid-19 nas periferias

Periferia de São Paulo

Publicado em 14/05/2020 - 22:26 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

São Paulo voltou a registrar baixos indices de isolamento social. Para Dimas Covas, coordenador do Centro de Contingência, não dá para esperar até a semana que vem para reverter o quadro.

 

O índice de isolamento social no estado ficou mais uma vez em 47%, e na capital em 48%. Nos dois casos, abaixo do mínimo de 55% que vem sendo recomendado pelas autoridades de saúde.

 

Para Dimas Covas, a preocupação é maior nas periferias da região metropolitana da capital paulista, onde a epidemia cresce mais rapidamente e onde é mais difícil manter o isolamento social.

 

Para ele, é preciso tomar as medidas necessárias para conter o coronavírus.

 

Dimas já havia alertado que a região metropolitana de São Paulo vem reunindo características para a implantação do lockdown, o bloqueio total. Mas outras medidas apontadas para aumentar o isolamento precisam atender às demandas das periferias.

 

O presidente da Associação dos Moradores de Paraisópolis e coordenador do G010 Favelas, Gilson Rodrigues, diz que falta olhar para as especificidades das favelas.

 

Nesse momento, o rodízio de veículos em vigor na cidade de São Paulo, que proíbe a circulaçaõ de metade da frota de carros, tem sido criticado por ter aumentado a lotação do transporte público, tanto ônibus como trem e metrô.

 

Nessa quinta-feira, o número de casos confirmados passou dos 54 mil  na cidade de São Paulo, e foram registrados mais 197 óbitos. Até agora, 4.315 pessoas morreram em função da pandemia em todo o estado. 

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo