Sanitarista: expansão da Covid-19 em favelas pode matar muita gente

Sanitarista

Publicado em 14/05/2020 - 12:34 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Mesmo com a subnotificação, as favelas do Rio de Janeiro já têm mais de 300 casos confirmados da Covid-19 e ao menos 125 mortes pela doença. E a tendência é de agravamento do quadro, diante da dificuldade de acesso a serviços básicos, como abastecimento de água e rede de esgoto e também devido a aglomeração nas próprias casas, onde vivem até cinco pessoas em um mesmo cômodo, o que facilita o contágio pelo novo coronavírus.

 

O sanitarista e ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Buss, que faz parte do grupo responsável pelo Plano de Combate à Covid nas comunidades carentes, admite que a situação é a pior possível e que ainda vamos perder muita gente.

 

Segundo ele, as ações traçadas no plano não chegam integralmente às favelas e os moradores se veem obrigados a sair de suas casas em busca de alimento e de serviços de saúde, aumentando o risco de contaminação. O pesquisador defende maior articulação do poder público com as lideranças comunitárias e fazer o que for possível para manter as pessoas em casa.

 

Enquanto essa conexão não funciona, lideranças comunitárias usam as redes sociais para conseguir doações de alimentos, água e produtos de higiene. A CUFA, Central Única de Favelas, que atua em mais de 400 cidades, concentrou suas ações para levar comida aos moradores das comunidades e periferias.

 

Segundo o coordenador da entidade, Celso Athayde, o foco são as cestas básicas, mas o projeto também entrega botijões de gás. Já o Jornal Voz das Comunidades, criado no Complexo do Alemão, lançou um aplicativo para celular que atualiza todas as informações sobre a Covid-19. O projeto é financiado pelo consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo