SP bate recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas: foram 324 perdas, num total superior a 5 mil

Mortes por Covid-19

Publicado em 19/05/2020 - 20:43 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

São Paulo bateu mais um recorde de mortes nesta terça-feira (19). Em 24 horas, 324 pessoas morreram vítimas do novo coronavírus no estado. Com isso, o número de óbitos passa de 5 mil. Os casos confirmados chegaram a 66 mil.

 

Em um único dia, o número de mortes supera em 70 o de vítimas da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

 

Mesmo assim, a avaliação do coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus, Dimas Covas, é que a epidemia ainda não chegou ao pico e não dá para saber quando vai ser possível relaxar as medidas de isolamento.

 

Há quase dois meses o estado de São Paulo está em quarentena, mas os índices de isolamento social têm ficado abaixo do mínimo esperado que é de 55%. Segundo o último dado disponível, de domingo, o índice ficou em 54%, 1% abaixo do mínimo, isso porque os finais de semana registram os maiores níveis de isolamento.

 

Para tentar mudar a curva, começa nesta quarta-feira (20), na cidade de São Paulo, um mega-feriado, resultado da antecipação pela prefeitura dos feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra.

 

Dimas Covas disse que o feriado deve ser tratado como estratégia de guerra.

 

Mas, apesar do apelo, nem tudo vai parar durante o feriado. O mercado financeiro pressionou e a Bolsa de Valores de São Paulo vai funcionar em horário regular.

 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também confirmou que os bancos abrem, apesar do horário reduzido, das 10h às 14h.

 

Em entrevista à CNN, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, disse que a regra para abrir ou fechar é a mesma de qualquer feriado.

 

Além da capital paulista, os prefeitos da região metropolitana também concordaram em antecipar o feriado do Corpus Christi a partir de quinta-feira (21). Já os prefeitos do litoral do estado entraram na Justiça para pedir bloqueios rodoviários. Eles temem que a folga prolongada estimule moradores da capital a pegarem estrada para as praias.

 

Já na noite dessa terça-feira os deputados estaduais aprovaram a proposta do governo de antecipar o feriado estadual de 9 de julho para segunda-feira (25). Com isso, o mega-feriado em São Paulo vai durar 6 dias, contando o final de semana.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo