Brasil tem 1,368 milhão de casos confirmados e 58,3 mil mortes por Covid-19

Covid-19

Publicado em 29/06/2020 - 21:08 Por Victor Ribeiro - Brasília

Nessa segunda-feira, 24.052 brasileiros testaram positivo para o novo coronavírus. Com isso, aumentou para 1,368 milhão o número de casos confirmados. O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde também registrou 692 mortes, o que elevou para 58.314 as vítimas da Covid-19.


Na semana passada, um levantamento do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde apontou que 22 remédios usados no processo de intubação estavam em falta pelo país. Um deles já havia zerado os estoques em 21 estados e no Distrito Federal. A situação motivou uma reunião na Procuradoria-Geral da República, com procuradores, autoridades de saúde e fabricantes de remédios.


A diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Sandra de Castro Barros, informou que o grupo decidiu adotar três medidas.


Ainda não existe previsão de quando o processo será concluído, nem de regularização do estoque de medicamentos. O Ministério da Saúde vai fazer um pregão eletrônico para aquisição centralizada de sedativos, analgésicos e bloqueadores neuromusculares, e convidou os estados a entrar como coparticipantes.


De acordo com o secretário-executivo do ministério, Elcio Franco, o aumento da procura fez o preço desses remédios subir em até 10 vezes. O objetivo das medidas é agilizar a compra e reduzir o custo dos medicamentos.


O ministério também vai requisitar administrativamente o excedente da produção da indústria farmacêutica, para facilitar o acesso a esses medicamentos. Os representantes da pasta informaram que alguns estados já começaram a receber as primeiras entregas.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo