Com proximidade do inverno, região Sul do Brasil amplia preocupação com coronavírus

Com proximidade do inverno

Publicado em 15/06/2020 - 21:50 Por Gésio Passos - Brasília

Com poucos dias para o início do inverno no Brasil, estados da região Sul, que enfrentam as maiores reduções de temperatura, ampliam suas preocupações com aumento de casos do novo coronavírus.


A Prefeitura de Curitiba subiu o nível de alerta para pandemia no sábado, devido à expansão da transmissão do vírus e o crescimento dos casos da doença. A ocupação de UTI chegou a 74%. O número de pacientes monitorados pelo telefone dobrou em 15 dias. Nesta segunda-feira, a cidade registrou mais de 1,8 mil casos confirmados e 83 óbitos.


A capital do Paraná suspendeu as atividades de academias, igrejas, praças e parques públicos, bares, clubes sociais, festas e atividades de entretenimento com ou sem música. O comércio, shoppings, restaurantes, escritórios e centros comerciais devem funcionar com horários reduzidos em Curitiba. A Justiça determinou a suspensão de manifestações que incentivem a aglomeração de pessoas na capital.


A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, afirma que a cidade deve aprender a conviver com o vírus, evitando aglomerações.


75% dos municípios do Paraná já registraram casos da doença, colocando em cenário de alerta, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. O estado tem ao todo cerca de 9,7 mil casos e 334 mortos.


No Rio Grande do Sul quatro regiões do interior registraram “bandeira vermelha” para o isolamento social. O estado já tem mais de 15 mil pessoas contaminadas, com 360 mortes registradas para a Covid.


Desde esta segunda-feira, nas regiões de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.


Restaurantes, padarias e lanchonetes não podem funcionar de forma presencial, só para entregas. As mudanças decorrem da piora dos indicadores de propagação e de capacidade do sistema de saúde nessas regiões.


O governador Eduardo Leite afirma que o Rio Grande do Sul não está blindado para o coronavírus e que é preciso medidas de restrições nos locais com piores indicadores.


Nessa segunda-feira, Santa Catarina registrou cerca de 14 mil casos confirmados e 199 óbitos para o coronavírus. A ocupação dos leitos no estado chegou a 63%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo