Com proximidade do inverno, região Sul do Brasil amplia preocupação com coronavírus

Com proximidade do inverno

Publicado em 15/06/2020 - 21:50 Por Gésio Passos - Brasília

Com poucos dias para o início do inverno no Brasil, estados da região Sul, que enfrentam as maiores reduções de temperatura, ampliam suas preocupações com aumento de casos do novo coronavírus.


A Prefeitura de Curitiba subiu o nível de alerta para pandemia no sábado, devido à expansão da transmissão do vírus e o crescimento dos casos da doença. A ocupação de UTI chegou a 74%. O número de pacientes monitorados pelo telefone dobrou em 15 dias. Nesta segunda-feira, a cidade registrou mais de 1,8 mil casos confirmados e 83 óbitos.


A capital do Paraná suspendeu as atividades de academias, igrejas, praças e parques públicos, bares, clubes sociais, festas e atividades de entretenimento com ou sem música. O comércio, shoppings, restaurantes, escritórios e centros comerciais devem funcionar com horários reduzidos em Curitiba. A Justiça determinou a suspensão de manifestações que incentivem a aglomeração de pessoas na capital.


A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, afirma que a cidade deve aprender a conviver com o vírus, evitando aglomerações.


75% dos municípios do Paraná já registraram casos da doença, colocando em cenário de alerta, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. O estado tem ao todo cerca de 9,7 mil casos e 334 mortos.


No Rio Grande do Sul quatro regiões do interior registraram “bandeira vermelha” para o isolamento social. O estado já tem mais de 15 mil pessoas contaminadas, com 360 mortes registradas para a Covid.


Desde esta segunda-feira, nas regiões de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.


Restaurantes, padarias e lanchonetes não podem funcionar de forma presencial, só para entregas. As mudanças decorrem da piora dos indicadores de propagação e de capacidade do sistema de saúde nessas regiões.


O governador Eduardo Leite afirma que o Rio Grande do Sul não está blindado para o coronavírus e que é preciso medidas de restrições nos locais com piores indicadores.


Nessa segunda-feira, Santa Catarina registrou cerca de 14 mil casos confirmados e 199 óbitos para o coronavírus. A ocupação dos leitos no estado chegou a 63%.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo