"Dia histórico", diz Sociedade de Infectologia sobre estudo que avança no tratamento da Covid-19

Tratamento da Covid-19

Publicado em 16/06/2020 - 20:30 Por Victor Ribeiro - Brasília

“Dia histórico no tratamento da Covid-19.” Foram essas as palavras que a Sociedade Brasileira de Infectologia usou para se referir a essa terça-feira. O motivo foi uma pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Resultados preliminares mostram que a dexametasona se tornou o primeiro remédio comprovadamente capaz de salvar vidas de pacientes com a Covid-19.

 

A pesquisa comparou as reações de cerca de 2,1 mil pacientes escolhidos de forma aleatória para receber o remédio com cerca de 4,3 mil pacientes que não receberam.


O estudo ainda está em fase de teste e não se mostrou eficaz para evitar a contaminação, nem no combate à doença entre quem tem sintomas leves. Mas o medicamento reduziu em um terço a chance de morte entre pacientes hospitalizados em estado grave, que usam respirador - a ventilação mecânica. E em um quinto entre os que usam oxigênio, mas não precisam de respirador.


A comunidade científica ainda aguarda a publicação completa do estudo, mas está otimista, porque a dexametasona é um esteroide amplamente usado para diminuir inflamações de outras doenças, e é barato - o que é fundamental para garantir o tratamento em massa. É uma esperança.


Mas, também nessa terça-feira, a diretora regional da Organização Mundial da Saúde para as Américas, Carissa Etienne, fez um alerta. Ela disse que a região está se aproximando rapidamente de 4 milhões de casos do novo coronavírus e a pandemia ainda está em aceleração. Etienne destacou que o Brasil concentra quase 1 em cada 4 casos na região e, a cada 5 mortos nas Américas, um é brasileiro.


De acordo com o balanço da pandemia divulgado no começo da noite dessa terça-feira pelo Ministério da Saúde, o Brasil já tem mais de 900 mil pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Com quase 35 mil novos casos confirmados, são mais de 923 mil brasileiros que tiveram resultado positivo para a infecção. Em 24 horas, 1.282 pessoas morreram devido à Covid-19, num total de 45.241 vítimas fatais da doença.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo