Entidade médica alerta para riscos da nova rotina de crianças e adolescentes no isolamento social

Sociedade Brasileira de Pediatria

Publicado em 24/06/2020 - 15:12 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta que a pandemia do novo coronavírus impôs uma nova rotina para crianças e adolescentes, neste período de isolamento social.

 

Especialistas têm alertado que, para muitos desses jovens, a rotina sedentária tem sido impulsionada pelo uso cada vez mais frequente das tecnologias digitais, como smartphones, tablets e computadores.

 

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou nesta semana uma cartilha com informações sobre os benefícios da atividade física.

 

A iniciativa quer facilitar a orientação de pais, educadores e profissionais de educação física, no encaminhamento das crianças e adolescentes para a retomada da atividade física nesse período de flexibilização das medidas de isolamento social.

 

A publicação foi elaborada com base em estudos e protocolos, com informações sobre diferentes tipos de atividade, considerando o desenvolvimento físico da criança e do adolescente.

 

O coordenador do Grupo de Trabalho sobre Atividade Física da SBP, Ricardo do Rego Barros, chama atenção para a necessidade da prática de atividades, frente a problemas de ansiedade entre os jovens.

 

O médico também ressalta que atividades feitas de forma desregulada, após longo período de sedentarismo, podem desencadear efeitos negativos sobre o organismo, por isso, é necessária uma volta às atividades de forma gradual, respeitando os limites de cada criança e adolescente.

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que, em caso de exercícios realizados em ambiente ao ar livre, o uso de máscara de proteção, mesmo durante a atividade física, é importante. Essas e outras recomendações estão na página da Sociedade Brasileira de Pediatria, na internet.

 

Últimas notícias
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo