Flexibilização do isolamento começa no Rio; lojas de carros, móveis, igrejas e orla estão na 1ª fase

Flexibilização do isolamento no Rio

Publicado em 01/06/2020 - 19:22 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A flexibilização das medidas de isolamento na cidade do Rio de Janeiro já começou. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Crivella durante uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira.


De acordo com ele, a reabertura das atividades na cidade será dividida em seis fases, que devem ocorrer de forma lenta, gradual e com foco para evitar a propagação do coronavírus. Cada fase deverá durar 15 dias.


As fases do processo serão acompanhadas por um Comitê Permanente de Gestão e Execução do Plano de Retorno. Entre os pontos que poderão mudar o planejamento, estão o percentual de lotação dos leitos de UTI e de enfermaria, número de internações, óbitos e novos casos de coronavírus.


Na fase atual, o comércio de rua ainda não poderá abrir as portas, porém lojas de automóveis, móveis e decoração já podem voltar a funcionar. 


A partir de terça, estão permitidos o funcionamento de templos religiosos e de algumas atividades nas praias.Porém, o superintendente de Educação, Inovação e Projetos da Vigilância Sanitária do município, Flávio Graça,  adverte que todos os locais deverão respeitar protocolos especiais.


Na próxima fase, prevista para entrar em vigor no próximo dia 17, será permitido o funcionamento, com restrições, de shoppings.


Se tudo ocorrer como esperado, salões de beleza, pontos turísticos, eventos culturais e o comércio voltam a funcionar no mês que vem com capacidade reduzida e respeitando o distanciamento social.

 

Com relação ao reinício das aulas, o prefeito declarou que espera normalizar as atividades escolares no próximo semestre, desde que seguindo todas as medidas de prevenção.


A divisão do plano de flexibilização em seis fases foi adotada de forma unânime pelos mais de 50 técnicos do Conselho Científico que acompanha a evolução da pandemia de Covid-19 no Rio. Crivella explicou que um dos argumentos para implantação imediata do plano é que o número de mortes por outras doenças aumentou com o isolamento.


Os setores econômicos que não seguirem os critérios e as regras de convívio para a reabertura serão multados pela Vigilância Sanitária e órgãos de fiscalização da Prefeitura e podem ter o alvará de funcionamento cassado.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo