Hoje (18) é o Dia Mundial de Conscientização sobre Câncer de Rim

Publicado em 18/06/2020 - 04:00 Por Deográcia Pinto - Brasília

Mais de 400 mil novos casos de câncer de rim são registrados por ano em todo o mundo. Os dados são do último levantamento do Observatório Global do Câncer, da Organização Mundial da Saúde, realizado em 2018. O número de mortes chega a 175 mil. A doença representa a décima maior causa de morte por câncer em homens.


No Brasil são cerca de seis mil novos casos de câncer renal por ano,  terceiro tumor em órgãos genitais e urinários mais comum no país. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a incidência é quase duas vezes maior entre os homens.


A empresária catarinense Maristela Pereira, recém operada do único rim que tem, conta que várias pessoas da família dela sofrem de problema renal.


"Muitos da minha família por parte do meu pai tinham rins policísticos. É uma doença hereditária, mas a minha foi se agravando. Estou fazendo tratamento há mais de 20 anos. Um rim eu já havia perdido. Depois de um tempo eu fui fazer uma ressonância e foi detectado que meu rim estava gigante, quatro vezes maior que um rim normal. Hoje faz um ano da cirurgia. Estou feliz da vida, renasci, estou bem mesmo. Por pouco não ia para a hemodiálise", conta.

 

Celebrado nesta quinta-feira (18) com o lema “Seja ativo/Sente-se menos”, o Dia Mundial de Conscientização sobre Câncer de rim traz uma novidade este ano: uma tecnologia para minimizar os casos mais complexos da doença, a cirurgia robótica.


O cirurgião oncológico Gustavo Cardoso Guimarães, diretor do  Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica, em São Paulo, explica as diferenças entre a técnica convencional e a que utiliza a robótica.

 

"A cirurgia robótica mais recentemente introduzida no nosso meio traz como benefício à cirurgia laparoscópica e mesmo a convencional aberta a grande liberdade de movimentos que o robô confere ao cirugião. Isso faz com que a cirurgia seja mais rápida, tenha menos chance de sangramento e menor tempo de esquemia. O tratamento do tumor de rim baseia-se, principalmente, no tratamento cirúrgico. Pela biologia desses tumores, tratamentos como quimioterapia e radioterapia são menos eficientes para o controle da doença loca. Por isso, diagóstico precoce e tratamento personalizado é a chave para o sucesso", explica.


O médico afirma que as atividades físicas podem diminuir o risco de câncer renal em 22% e aumentam as chances de sucesso do tratamento, reduzindo os sintomas de fadiga, ansiedade e depressão.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo