Medicamento contra Covid-19 será testado em São Caetano do Sul; inscrições ocorrem nesta sexta

Inscrições ocorrem nesta sexta

Publicado em 11/06/2020 - 19:10 Por Deográcia Pinto - Brasília

Pacientes que estejam com sintomas da gripe – febre, fadiga e tosse, por exemplo – ou que tenham testado positivo para a Covid-19 poderão se voluntariar para um teste de estudo clínico com o medicamento Nitazoxanida. O teste é gratuito. A ação do Ministério da Ciência e Tecnologiacomeça nesta sexta-feira em São Caetano do Sul, São Paulo.

 

O secretário de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Marcelo Morales, explica que o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, vinculado ao ministério, identificou cinco remédios com potencial para combater a replicação do novo coronavírus. ANitazoxanida, reduziu em 94% a carga viral em células infectadas “in vitro”.


O secretário afirma que é necessário envolver 500 pacientes voluntários para que o estudo seja concluído o quanto antes.


O ministro Marcos Pontes participa da mobilização #500VoluntáriosJÁ na manhã desta sexta-feira, no Hospital de Emergências Albert Sabin acompanhado do prefeito José Auricchio Júnior e de vários envolvidos nas ações contra a Covid-19.


Quem quiser participar deve procurar a carreta, que ficará estacionada até sábado na Rua Aurélia, 101, bairro Santa Paula, em São Caetano do Sul. Lembrando que é obrigatório o uso de máscaras para triagem e cadastro no estudo. Depois do teste, o paciente será acompanhado por 8 dias pela equipe médica do Hospital de Emergências Albert Sabin.

 

 

*Reportagem atualizada às 20h43 para ampliação do conteúdo.

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo